sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
PUBLICIDADE DIVINA

Clésio Guimarães lança "A Bíblia e o Marketing", pela Sophia Editora

Autor explica com escritos sagrados se relacionam às estratégias corporativas

04 julho 2021 - 11h47Por Rodrigo Cabral

Um líder virtuoso precisa ter quais características? E quais os atributos são necessários para que empreendedores consigam passar pelo árduo momento de crise? Com base nos escritos sagrados, Clésio Guimarães deu as respostas em live de lançamento do livro ‘A Bíblia e o Marketing – ação e comunicação’ (Sophia Editora, 110 páginas, R$ 35). A transmissão foi realizada nas páginas de Facebook da Folha dos Lagos e da Sophia Editora, na quarta-feira (30/06).

A obra, que relaciona os textos bíblicos às aplicações do marketing moderno, está disponível no site da Sophia (www.sophiaeditora.com.br). Como exemplos, Clésio citou as trajetórias de Moisés, do Rei Davi e de Jesus Cristo.

– Moisés recebeu de Deus a função de conduzir o povo até a terra prometida. Como ele fez isso? Com sabedoria. Buscando entendimento. Liderou milhares de pessoas em caminhada pelo deserto. Não precisou impor respeito pela força, mas pelo convencimento por sua postura, modo de agir e proceder.

Já o Rei Davi liderou sob o signo da humildade.

– Davi tinha, antes de tudo, humildade. Era rei, tinha poder e exército à sua disposição. Um dia, precisou de um lugar para oferecer sacrifício a Deus. Encontrou uma terra, mas que era particular, de um homem chamado Araúna. Araúna disse que tinha um altar e que o daria a Davi. Davi disse: “não, quero comprar”. Olha a humildade. Ele, como rei, teria o poder de confiscar... – reflete Clésio Guimarães.

Aos dilemas vividos diariamente pelos empreendedores, Clésio aponta que as respostaschave estão contidas nas ações de Jesus Cristo.

– Tem um livro antigo chamado ‘Em seus passos o que faria Jesus? ’ . Tudo o que fizer, aja como Jesus agiria. Não esconda nada. Fale sempre a verdade. Procure sempre usar de sinceridade. Isso é a forma de cativar seu cliente. Tenha transparência, respeito e sinceridade. São lições simples. Cumprir horários é fundamental. Por exemplo, esses dias fui contratar um carpinteiro. Ele disse: “amanhã estou aí”. Passou uma semana, e não apareceu. Logo, perdeu a credibilidade. Precisamos ser simples, sábios e cumpridores. Qual a promessa de Jesus que não foi cumprida? Tudo se concretizou, pois só falava o que era o melhor para os homens.

OMarketingde Salomão – Ao destacar uma passagem bíblica para demonstrar elementos fundamentais do marketing, Clésio falou sobre a visita da Rainha de Sabá ao Rei Salomão.

No livro, o autor conta que “Sabá vai a Jerusalém colocar Salomão à prova com perguntas difíceis”. Mas Salomão se mostrava muito sábio e, além disso, “havia um palácio construído, a comida, o lugar dos oficiais, copeiros, tudo impressionou”. Ou seja, Salomão tinha “simpatia, beleza e demonstração de grandeza”.

– A Rainha de Sabá queria saber se era verdade o que se falava sobre Salomão. E Salomão abriu seu palácio, seu tesouro, para mostrar sua grandiosidade. Da mesma forma, quando um empresário recebe alguém na empresa, mostra o que tem de melhor. No hall dos hotéis, hoje, vemos luxo, imponência – compara.

De outro lado, Clésio observa que muitas empresas estão substituindo a suntuosidade pela simplicidade, mas sem deixar de lado a qualidade.

– A qualidade supera a quantidade. Se você tem qualidade, até pode ter preço maior, mas vai ter a preferência do cliente. A própria pandemia está nos obrigando a reduzir, a sermos mais simples.

Trilogia – ‘A Bíblia e o Marketing’ vem na sequência de ‘A Bíblia e as Finanças’, que o escritor lançou em 2020 pela Sophia Editora. A ideia do autor é lançar um terceiro livro, este focando na relação entre a Bíblia e a administração.

– Vou pesquisar desde Gênesis até Apocalipse, buscando princípios básicos da administração: planejamento, organização, direção e controle.

Para o autor, a Bíblia é um grande “manual de vida”.

– Há uma relação direta entre essas áreas de atividades humana com o que está na Bíblia. Isso não é novidade. Apenas mudou a roupagem e se adequou aos novos tempos. A Bíblia é tido como livro religioso. Mas não é apenas isso. É um manual de vida. Serve para todas as pessoas. Nela, você encontra todo e qualquer assunto que tenha interesse.

Clésio Guimarães é formado em Administração, com especialização em Marketing e Comunicação Empresarial. Foi professor durante 35 anos, como concursado do estado e em faculdades de Administração.

Exerceu, durante dez anos, o cargo de secretário de Fazenda de Cabo Frio. É conselheiro do CRA-RJ (Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro) e responsável pela Casa do Administrador na Região dos Lagos.

Além disso, apresenta programa na Rádio Sudoeste-FM e é colunista da Folha dos Lagos.