terça, 21 de maio de 2024
terça, 21 de maio de 2024
Cabo Frio
25°C
Park lagos
Park Lagos 2
Cultura

Cariocas fazem o carnaval do Perócão, em Cabo Frio

10 fevereiro 2023 - 09h49Por Redação
Cariocas fazem o carnaval do Perócão, em Cabo Frio

Em meio a uma roda de samba na Praça do Moinho, no Peró, em fevereiro de 2005, um vira-lata simpático não parou de circular entre os veranistas cariocas que faziam a batucada pré-carnavalesca. Atenta, Denise Abreu, carioca e ex-funcionária da PUC-Rio, teve a inspiração que deu nome ao futuro bloco: Perócão, uma junção do Peró com o cão. Cinco anos após o último desfile, o Perócão tem uma vasta programação para animar o Carnaval do Peró, em Cabo Frio, no Carnaval de 2023.

Após o recesso por causa da pandemia, o Perócão fará seu grande desfile no domingo de Carnaval, com concentração, a partir das 16 horas, na área próxima à Bandeira Azul, na orla do Peró. No mesmo local, no sábado e na segunda-feira, o bloco anima moradores, veranistas e turistas com o “Concentra, mas não sai”, no fim da tarde. E na sexta-feira fecha a noite no Shopping do Peró, com uma animada roda de samba após o tradicional show de Jero e Jamanta.

— O bloco surgiu numa brincadeira e cresceu. Estamos enviando abadás até Brasília e Recife, encomendados por turistas que já participaram dos nossos desfiles. Até agora, já temos 28 casas alugadas por cariocas que vêm curtir a praia e brincar o Carnaval com o Perócão — disse o presidente do bloco, Eduardo Filho.

Os integrantes do Perócão ensaiam ao longo do ano na Lona Cultural Terra, em Guadalupe, no Rio. Na véspera do Carnaval chegam ao Peró com os instrumentos e os equipamentos necessários para o desfile do bloco, filiado à Associação dos Blocos Carnavalescos de Cabo Frio (ABCC). O primeiro lote de mil abadás (à venda na Barraca Dois Irmãos e na Sorveteria da Praia) já está no fim. O enredo deste ano é “Olha nós aí de novo, o Perócão voltou”. O samba-enredo é de José Ruiz e Eduardo Filho. Mais informações no instagram do bloco: @blocodoperocao.

— O Perócão reúne um grupo de apaixonados pelo Peró e pelo Carnaval. No dia do desfile, chegam cariocas que estão hospedados em cidades vizinhas. E todos estão ansiosos pela volta da alegria com ordem na orla do Peró – concluiu Eduardo Filho.