segunda, 29 de abril de 2024
segunda, 29 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Campeão na etapa de duplas do Gigantes de Nazaré no Rio, Éric Rebière lança livro em Cabo Frio

Atleta nascido e criado em Arraial fará sessão de autógrafos do romance "Surfista carioca" na loja Surf City, na Passagem

22 setembro 2023 - 10h49Por Redação
Campeão na etapa de duplas do Gigantes de Nazaré no Rio, Éric Rebière lança livro em Cabo Frio

O surfista Èric Rébiere, nascido e criado em Arraial do Cabo, tem motivos de sobra para comemorar. Ele acaba de ser campeão na disputa de duplas da etapa do Gigantes de Nazaré disputada no Pontão do Leblon, no Rio de Janeiro, nesta quinta (21), ao lado de Lucas Chumbo. No sábado (23), o atleta, que também é escritor, fará sessão de autógrafos do seu livro “Surfista carioca” em Cabo Frio. Será a partir das 19h, na Surf City, localizada à Rua Maestro Clodomiro Guimarães Oliveira, 25 – Passagem.

A obra, lançada pela Sophia Editora, retrata a rotina de uma família do subúrbio carioca na década de 1990. O leitor acompanha o dia a dia de Gabriel — nome dado ao protagonista em homenagem ao tricampeão mundial Gabriel Medina — e suas disputas contínuas com o irmão, Alexandre, sob a educação ora amorosa, ora severa do pai. Também são narradas as primeiras experiências amorosas, as saídas à noite para bailes funk e a vivência no bairro, marcada por regras de convívio impostas pela violência.

O contraste entre a periferia e a Zona Sul é observado pelo jovem durante suas incursões para as disputas em campeonatos das categorias de base, como se pode ver neste trecho: “Era um prazer sair daquela confusão de prédios e casas, seguida de casas e mais prédios e morros, para começar a entrar no túnel e, pouco tempo depois, já ver a água… Um prazer enorme. Uma viagem bastante rápida para tal mudança de cenário. A praia, então, era o paraíso. Gabriel não sabia descrever a emoção nem as sensações que sentia. Levantava ao máximo a cabeça, esticando o pescoço como se fosse uma girafa. Tentava crescer alguns milímetros para ver por cima do ombro do irmão, que, de propósito, já tinha sentado no lado esquerdo do carro, de onde era possível ver a praia primeiro. Não estava nem aí para Alexandre. Sabia que aquela liberdade proporcionada pelo mar estava próxima. Ele a sentia”.

Após uma vitória importante, Gabriel é contemplado com uma viagem ao Peru, onde encara novos desafios no surfe, entre lições, encrencas e ondas gigantes. O que se mostra ser só o início da jornada deste personagem. O autor prepara a continuidade da história, a ser dividida em quatro livros no total.

Sobre o autor

Nascido e criado em Arraial do Cabo, Éric Rébière mudou-se em 1998 para a Europa e, atualmente, vive entre Anglet, na França, e La Coruña, na Espanha. Acumula dezenas de vitórias em circuitos amadores no estado do Rio de Janeiro. Foi três vezes campeão na Europa, duas vezes como profissional e uma em circuito amador. É conhecido em Nazaré por ser um “mestre” em pilotagem de jet ski, tendo colocado Maya Gabeira na onda que lhe rendeu seu primeiro recorde Guinness. Além disso, é faixa preta de jiu-jítsu e empresário. Organiza dois eventos internacionais de ondas grandes na Galícia: o Illa Pancha Challenge e o Coruña Big Waves. Inspira-se nas experiências de um grupo de amigos surfistas para escrever.