Assine Já
quarta, 20 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
29ºmax
22ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 21341 Óbitos: 711
Confirmados Óbitos
Araruama 5363 160
Armação dos Búzios 2875 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 5750 231
Iguaba Grande 1988 50
São Pedro da Aldeia 3048 106
Saquarema 1666 101
Últimas notícias sobre a COVID-19
AGENDA CULTURAL

Cabo Frio tem programação extensa no fim de semana

Exposições e recital de piano são algumas das programações para este fim de semana

24 janeiro 2020 - 19h59Por Redação
Cabo Frio tem programação extensa no fim de semana

Muito além da areia, sombra e água fresca, apresentações musicais e exposições estão no roteiro de fim de semana, em Cabo Frio.

O Charitas, no Centro, recebe exposições itinerantes, como a do artista plástico e escultor, Ivan Cruz, que pode ser visitada até sexta-feira da semana que vem. A mostra individual “O peregrino da arte” conta com 35 quadros e quatro esculturas em tamanho natural de uma criança em bronze da série “Brincadeiras de Criança”. 

A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento da casa, sábados e domingos, das 15h às 20h, e de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.

– Como filha e coordenadora do projeto “Brincadeiras de Criança” me emociona saber que veremos mais uma vez o Charitas com as obras colorindo a alegrando os visitantes – comemorou Ludmila Guerra.

Também no Chartias, as obras de quatro grandes personalidades que se destacaram no município ficam expostas permanentemente: do poeta e escritor Victorino Carriço; do fotógrafo e arquivista Wolney Teixeira; do pintor francês Jean Guilhaume e do pintor José de Dome.

Os salões do casarão ainda recebem lançamentos de livros, palestras e recitais de música clássica, entre outros eventos. Neste sábado, às 19h, a apresentação de piano fica por conta do músico baiano Vladmir Cangaussú. A programação faz parte da série Jovens Pianistas, sob a criação e direção artística de Hasenclever da Silva Oliveira e apoio da Secretaria de Cultura. Evento aberto ao público e gratuito, no entanto, os participantes podem contribuir com um valor simbólico, que será revertido para o artista da noite.

No Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), que tem exposição permanente sobre a própria história, está em cartaz a mostra temporária “Terra de Quilombo, Retrato de uma Etnia”. São fotografias de Ricardo Alves que retrata as comunidades remanescentes dos quilombos de Cabo Frio, relatando seu cotidiano, no trabalho, cultura e lazer.

Segundo o fotógrafo, “a fotografia é usada como ferramenta de identificação, promoção, empoderamento e luta contra o preconceito e o racismo, assumindo o papel de instrumento que propõe a reflexão sobre exclusão social, racial e cultural”.

As mostras podem ser visitadas no mesmo horário de funcionamento do Mart, de terça a sexta feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados, das 14h às 18h. O endereço é Largo Santo Antônio, no Centro. Já o Charitas fica na Avenida Teixeira e Souza, 855, também no Centro.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.