quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Aprender e preservar

Aventuras na Laguna: livro traz educação ambiental com história sobre Laguna de Araruama

Escrita por Jaqueline Brum, obra está em pré-venda no site da Sophia Editora

12 fevereiro 2021 - 12h16Por Redação
Aventuras na Laguna: livro traz educação ambiental com história sobre Laguna de Araruama

'Minha mãe me explicou que essa laguna é diferente e especial. É uma laguna hipersalina", conta o protagonista de Aventuras na Laguna (32 págs., R$ 28), livro de colorir em pré-venda no site da Sophia Editora o lançamento oficial está marcado para o dia primeiro de março. Muitos são os aprendizados obtidos por Gui em seu lugar favorito na cidade de Cabo Frio, a Laguna de Araruama. Assinada por Jaqueline Brum, bióloga e presidente da Academia de Artes e Letras de Cabo Frio (Alacaf), a obra levará educação ambiental aos pequenos leitores. Isso com muita interatividade. Afinal, eles são convidados a dar cores à história ilustrada por Felipe Freitas e a enviar o resultado para a editora, que compartilhará as pinturas no instagram @sophiaeditora.

Folha dos Lagos - Como surgiu a ideia de escrever Aventuras na Laguna?

Jaqueline Brum - Sou uma escritora cabo-friense muito apaixonada pela cidade e pela região. A ideia do livro surgiu pela percepção da necessidade de falar sobre a laguna, compartilhando conhecimento, cuidado, atenção e amor. Parte da história é real. Sou mãe do Gui, que é o personagem que apresenta Cabo Frio do ponto de vista ambiental e fala do lugar favorito dele, que é a laguna. 

Folha dos Lagos - Qual a importância de promover a educação ambiental entre as crianças?

Jaqueline - Falar sobre meio ambiente é falar de vida, qualidade de vida. Nós fazemos parte desse meio. Precisamos buscar harmonia, um equilíbrio nessa relação do homem com a natureza. O quanto antes iniciarmos esse processo, essa relação de proximidade, teremos mais chance de obtermos êxito. E é muito mais fácil educar do que reeducar quem não aprendeu ou aprendeu errado a vida inteira. Precisamos investir cada vez mais nas nossas crianças. A educação ambiental é fundamental no processo de formação cidadã. 

Folha -  Conte um pouco sobre as aprendizagens que podem ser tiradas da obra.

Jaqueline - O livro apresenta uma deliciosa história que convida o leitor a mergulhar nessa aventura. Apesar dos personagens, das ilustrações, do lúdico que encanta, ele também é muito informativo. Explica a diferença entre lagoa e laguna; apresenta algumas espécies que habitam o local, como peixes, camarão e siri; fala do potencial econômico da pesca, das salinas; incentiva a prática dos eco-esportes, oferecendo várias possibilidades; apresenta a laguna como área de lazer; fala da poluição, da contaminação; e de toda importância dessa que é a maior laguna hipersalina em estado permanente do planeta. 

Folha -  O lançamento do livro será em março... Simbolicamente, no dia 22 desse mês é comemorado o Dia Mundial da Água...

Jaqueline - A gente escolheu esse mês para chamar atenção para a importância do cuidado com nossos ecossistemas. É um livro que pode ser utilizado pelas escolas, com certeza. É uma obra lúdica, com ilustrações incríveis, que, além de encantar, vai agregar muito conhecimento.

Folha - Qual a expectativa para o lançamento de uma obra no formato livro de colorir? Como aguarda essa interação com o público leitor?

Jaqueline - Essa ideia é muito bacana. Além de se encantar com uma bela história, o leitor poderá ter a oportunidade de participar colorindo as ilustrações, que ficaram incríveis. O Felipe Freitas, que foi o ilustrador, caprichou. Com isso, cada livro será único, exclusivo, e se tornará ainda mais especial com a participação do leitor.

Folha - Como foi o processo de criação da história? Como foi vê-la ganhando forma com as ilustrações?

Jaqueline - Fiquei muito feliz com o convite da editora, que olhou com carinho para o meu trabalho. A editora fez tudo com muita cautela por conta da pandemia: as reuniões virtuais e todo cuidado com correção, com a edição e as ilustrações. Foi uma parceria que me trouxe muita alegria e tranquilidade. É muito importante para o escritor ter segurança, ter paz e tranquilidade para lançar livro. Lançar livro é realizar sonho. Estou muito feliz e agradecida à editora. Tenho certeza que será uma parceria de longa data.