sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

As antigas civilizações seguem vivas no mundo do entretenimento

23 março 2023 - 15h43Por Redação
As antigas civilizações seguem vivas no mundo do entretenimento

A sociedade na qual vivemos hoje é formada por diversos retratos de antigas comunidades que existiam muito tempo antes de nós. Um dos maiores exemplos reside na Grécia antiga, o berço de preceitos que hoje são comuns a todos, como a democracia. Da Roma dos imperadores, podemos ficar com os grandes espetáculos em arenas, similares aos que temos nos jogos de futebol e outros eventos esportivos.

Além de influenciar o modo de vida atual, as antigas civilizações também ocupam um imenso espaço no imaginário coletivo. As cidades perdidas, como Atlântida, El Dorado ou Shangri-La, seguem sendo motivo de intriga, além de contar com exploradores que não desistiram de encontrá-las.

Mais além do espírito aventureiro, essas e outras lendas passadas também são fonte de inspiração para o mundo do entretenimento, que encontram nessas fábulas o combustível criativo para a geração de novos produtos, sejam filmes, séries ou jogos de videogame.

A seguir, conheceremos os maiores expoentes dessa fusão do antigo com o novo, do fantástico com a tecnologia moderna.

 

As lendas nas telas

Não há dúvida, a indústria do cinema é campeã quando o assunto é aproveitar as lendas do passado para criar grandes produções. As histórias dos povos antigos sempre estão imersas em ação, aventura, mistério e desfechos inesperados, receita perfeita para um sucesso de bilheteria.

Uma das franquias de filmes que melhor explorou essa temática foi a de Indiana Jones. O charmoso aventureiro, vivido por Harrison Ford, sempre está metido em uma densa selva ou no interior de uma pirâmide atrás de relíquias exuberantes. Dentre as inúmeras referências, se destacam: o templo dos guerreiros Chachapoyas, na Amazônia peruana; a busca pela arca perdida, que faz referência à aliança do povo israelense com Deus; e a pedra preciosa conhecida como “Olho do Pavão”, que forma parte de uma estátua construída por Alexandre, o Grande.

A Disney também bebeu dessa fonte para criar Atlantis — O Reino Perdido (2001), que faz referência à Atlântida. A trama do longa acompanha um grupo de exploradores em busca da cidade perdida mais famosa do mundo. O líder da expedição, Milo Thatch, recebe um mapa que indica a localização do destino tão procurado e, claro que para alcançar o grande prêmio, Milo e sua tripulação vivem grandes aventuras.

Outro filme que merece destaque é Apocalypto (2006). A obra é inteira rodada no idioma original falado pelo povo maia e retrata os momentos finais do grande império Maia e como os seus governantes, em busca de saciar os deuses e aplacar a ira divina, constroem grandes templos e realizam diversos sacrifícios. 

No controle das antigas civilizações

Outro campo no qual as antigas civilizações continuam a inspirar a criação de grandes histórias está nos jogos eletrônicos, que são sempre uma boa opção de lazer. Seja qual for a plataforma, console, PC ou smartphone, é fácil encontrar títulos consagrados inteiramente baseados em povos que viveram muito antes de qualquer videogame ou celular.

Um segmento que apresenta maior diversidade na hora de retratar o tema é o dos caça-níqueis online. Nesse caso, essas máquinas chegaram à internet e diversificaram a oferta, os símbolos clássicos ainda existem, porém, a força vem dos designs novos.

Em plataformas especializadas é possível encontrar slots dedicadas aos maias, com referências aos monumentos desse povo, como o Chichén Itzá, os egípcios e a hieroglífica; os gregos também estão presente, especialmente com os seus deuses; e não poderiam faltar os vikings com as runas e navegações pelo mar do norte.

Já nos consoles e PCs, a franquia de jogos que mais bebe dessa fonte história é Assassin’s Creed. O game retrata a luta de duas organizações milenares: os Assassinos e os Templários. O primeiro grupo deseja a liberdade e o segundo a paz por meio do controle. A série conta com 20 títulos que transportam o jogador a civilizações e lendas antigas, além de momentos históricos na lista estão: Esparta, China, Egito, Itália Renascentista, Inquisição Espanhola e a Revolução Americana de 1776.

Outro clássico jogo que exalta os antigos povos é Age of Empires. Ao se tratar de um título de estratégia em tempo real, os jogadores devem selecionar uma civilização antiga e buscar recursos para expandir, evoluir e atacar os adversários. Cada povo conta com as suas próprias características. O jogo foca em diversos eventos históricos, como a Idade da Pedra, Império Romano, colonização das Américas e o período Clássico.

As inúmeras referências aos povos antigos e suas lendas são mais uma mostra de como a cultura ancestral consegue gerar fascínio e admiração nesse mundo cada vez mais tecnológico. Seja no cinema ou no sofá de casa, para viver uma aventura como antigamente basta pegar o controle, da televisão ou do videogame, e começar, opções não faltam.