quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
Cultura

Após campanha #euqueroteatro, vereadores buscam abertura do Teatro de Cabo Frio

À Folha, secretário de Cultura garantiu que reabertura acontecerá ainda este ano

11 maio 2023 - 10h39Por Redação
Após campanha #euqueroteatro, vereadores buscam abertura do Teatro de Cabo Frio

Os vereadores cabo-frienses Davi Souza e Miguel Alencar estiveram, esta semana, na sede do Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro. A agenda teve como objetivo buscar a viabilização do alvará de funcionamento do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, que está fechado desde 2017. A movimentação dos dois vereadores aconteceu após a campanha #euqueroteatro, lançada pela Folha dos Lagos no último dia 15 de abril, e que ganhou adesão de artistas  como Nelson Freitas e Oscar Magrini, além de atores, produtores, cantores, músicos, dançarinos e outros membros da cultura local.

Davi e Miguel foram recebidos pelo  coronel Luz, comandante do 5° Comando de Bombeiros de Área, e pelo coronel Guijarro, diretor de serviços técnicos da corporação. Segundo Davi, ele e o presidente da Câmara de Cabo Frio deixaram o local com um relatório de exigências (referentes ao Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico) para a emissão da autorização de funcionamento. 

– Hoje, só depende que a Prefeitura comprove que cumpriu essas exigências - comentou Davi.

De acordo com o secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues, o processo de regularização do Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico teve início em novembro do ano passado, quando o documento foi protocolado no Corpo de Bombeiros.

– Em dezembro foram apresentadas exigências e, após o atendimento de todos os itens, protocolamos o projeto novamente na segunda quinzena de março. O Corpo de Bombeiros respondeu no dia 10 de abril apresentando quatro novas pendências que já foram sanadas, e o projeto foi reenviado para o Rio de Janeiro, para a aprovação final. O prazo para a conclusão de todos os trâmites, no Corpo de Bombeiros, é de até 120 dias.

Em artigo publicado no site do jornal no último dia 4 de maio, Clarêncio Rodrigues disse que “a tão esperada reabertura do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb nunca esteve tão próxima". No texto, ele destacou que em janeiro de 2021, quando assumiu a secretaria de Cultura, o teatro estava com uma obra inacabada, iniciada na gestão anterior, em 2019. O prédio, segundo ele, também estava sem energia elétrica, sem água e sem manutenção, o que teria agravado o estado de algumas áreas. A luta inicial, de acordo com Clarêncio, foi travada para que a obra fosse concluída pela empreiteira, atendendo ao previsto em contrato. Com relação às dívidas com a Enel, o secretário de Cultura contou que foram negociadas e a energia elétrica restabelecida. 

– Em dezembro de 2021, após sanadas diversas pendências e a obra concluída, reabrimos o Teatro de forma parcial, para a realização de ensaios, reuniões e oficinas, de segunda a sexta-feira. Desde então, os artistas podem utilizar o teatro para esses tipos de eventos, no horário comercial, das 8h às 17 horas.
Anunciada para junho deste ano, a nova previsão de reabertura do Teatro Municipal de Cabo Frio é para o segundo semestre de 2023.