Assine Já
quarta, 20 de outubro de 2021
Região dos Lagos
18ºmax
14ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Cultura

Adriano fura reunião com Meri após manobra para tirá-la do cargo

Encontro estava marcado para as 14h, mas, quando ela chegou, foi avisada que o prefeito tinha saído

26 junho 2019 - 16h09
Adriano fura reunião com Meri após manobra para tirá-la do cargo

TOMÁS BAGGIO

A secretária de Cultura de Cabo Frio, Meri Damaceno, não foi recebida pelo prefeito Adriano Moreno na tarde desta quarta-feira (26). O encontro estava marcado para as 14h, mas, quando Meri chegou na sede do governo municipal, o prefeito não estava. Na parte da manhã, Meri ficou sabendo pelo noticiário que o prefeito havia convidado o cineasta Milton Alencar para ocupar o lugar dela na Secretaria de Cultura.

- Fui recebida pelo Sérgio Ribamar (assessor do prefeito) e ele disse que o prefeito teve um compromisso em Macaé em cima da hora. Acho que poderia ter avisado, né? Claro que fico chateada. Ainda mais depois de tudo o que aconteceu hoje. Fiquei lá esperando e nada. Mas amanhã poderemos ter uma posição melhor na reunião - disse Meri à reportagem da Folha após sair da Prefeitura.

VEJA TAMBÉM:
'Magoada, frustrada e entristecida', diz Meri Damaceno após manobra para tirá-la da Cultura
Milton Alencar é convidado para assumir Secretaria de Cultura em Cabo Frio
Meri Damaceno fica fora de reunião sobre cultura no gabinete do prefeito nesta quarta

A reunião que Meri se refere é um encontro aberto que já estava marcado para esta quinta-feira (27), no Charitas, às 18h, e que está mantido mesmo após o anúncio da saída dela, que fica no cargo até a próxima segunda.

Mais cedo, Meri Damaceno disse com exclusividade que ficou "magoada, frustrada e entristecida" com a forma como está sendo retirada do cargo pelo prefeito Adriano Moreno. Durante a manhã, o prefeito fez uma reunião fechada com membros selecionados da classe artística e anunciou que o novo secretário será Milton Alencar.
 
- Fui chamada na segunda-feira pelo Miguel Alencar (secretário de Governo) e pelo Sérgio Ribamar e eles disseram que precisavam do meu cargo. Que eu poderia escolher qualquer outra área do governo para ficar, menos a Cultura. Combinei, então, que eu ficaria até o fim do mês. O Adriano marcou uma reunião comigo hoje às 9h, mas, quando cheguei no Charitas, fui informada que a reunião tinha sido adiada para as 14h. Em seguida soube da reunião que estava ocorrendo no gabinete, já anunciando o novo secretário - disse Meri.
 
Meri afirma, portanto, que não tinha conhecimento que o novo secretário seria anunciado nesta quarta, em uma reunião para a qual não foi convidada. Milton aceitou o convite e já discursou ao fim da reunião.
 
- Venho convidar, em frente a todo o nosso grupo da cultura, para compor o nosso governo como secretário - disse o prefeito Adriano.
 
Milton, então, abraçou o prefeito e discursou já na condição de novo secretário.
 
- Me sinto honrado. Nunca entrei em um governo com um grupo tão grande apoiando. Não estou sozinho nisso. Estou com uma galera. Sei onde errei da ultima vez e vou atacar nisso. É bom ver todo esse apoio porque é fruto de um trabalho coletivo - disse Milton, que já havia sido secretário de Cultura nas gestões dos ex-prefeitos Marquinho Mendes e Alair Corrêa.
 
A classe artística de Cabo Frio ficou desnorteada com a reunião fechada desta quarta, convocada pelo secretário de Governo, Miguel Alencar, filho de Milton. A polêmica estava justamente no fato da secretária de Cultura, Meri Damaceno, não ter sido convidada para o encontro. Membros do governo municipal e da classe artística já suspeitavam de uma tentativa de derrubar Meri Damaceno.
 
- A secretária não foi avisada desta reunião, nem os conselheiros de Cultura. Ninguém recebeu convite oficialmente. Somente algumas pessoas foram chamadas para esta reunião reservada. Pelo que estamos entendendo, trata-se de uma articulação - disse uma fonte do governo municipal ouvida pela reportagem ainda antes do fim do encontro.
 
A reunião desta quarta foi convocada por Miguel Alencar por intermédio do coordenador de Cultura da Câmara Municipal, Ricardo Varella.
 
Miguel Alencar é vereador e deixou o cargo para assumir a Secretaria de Governo da Prefeitura no dia 14 de março, após o ex-secretário Duca Monteiro deixar o cargo. Miguel foi eleito com plataforma voltada para o setor de Cultura. Ele, inclusive, foi secretário de Cultura na gestão interina de Aquiles Barreto, no ano passado, entre a cassação do ex-prefeito Marquinho Mendes e a realização da eleição suplementar em que Adriano Moreno saiu vitorioso.
 
A Prefeitura de Cabo Frio se manifestou oficialmente no início da tarde por meio de nota. O texto diz que "o prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, se reuniu nesta quarta-feira, 26, com representantes de diversos segmentos da Cultura municipal" e que "foram os próprios artistas que solicitaram a reunião, com a presença da subsecretária de Cultura, Heliamar Reis". De acordo com a nota, "a secretária, Mari Damasceno, foi comunicada de seu desligamento do cargo na última segunda-feira".
 
"Os representantes da Cultura manifestaram as demandas da categoria e sugeriram o nome do cineasta Milton Alencar para assumir a pasta. Milton já assumiu a pasta em outros governos e, segundo os artistas, possui ampla experiência no segmento", finaliza o texto.