Assine Já
terça, 07 de dezembro de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53859 Óbitos: 2198
Confirmados Óbitos
Araruama 12575 449
Armação dos Búzios 6589 73
Arraial do Cabo 1755 93
Cabo Frio 15647 903
Iguaba Grande 5581 147
São Pedro da Aldeia 7057 290
Saquarema 4655 243
Últimas notícias sobre a COVID-19
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Prefeitura de Araruama volta a apertar medidas de isolamento social no município

Governo justificou a iniciativa em função de descumprimento de normas de segurança

30 abril 2020 - 15h50Por Redação

A Prefeitura de Araruama anunciou nesta quinta-feira (30) que vai voltar a restringir a circulação e a restringir o comércio do município. Na semana passada, o governo municipal chegou a relaxar as regras de distanciamento, ao permitir o funcionamento de comércio não essencial, no sistema de rodízio e dentro das regras de segurança para evitar o contário do novo coronavírus.

O endurecimento nas regras de isolamento ocorre após a Prefeitura observar o descumprimento de parte dos clientes e de alguns comerciantes quanto às regras de segurança impostas por um decreto assinado na quarta-feira da semana passada (22), incluindo a proibição de aglomerações e o uso obrigatório de máscaras.

Fica permitido o funcionamento de cartórios, supermercados, padarias, peixarias, farmácias e congêneres que se destinem à venda de alimentos, bebidas, hortifrutigranjeiros e  materiais de limpeza pesada, com capacidade restritas a 30% para clientes. 

Casas de materiais de construção, elétrica e hidráulica, borracharias, oficinas mecânicas e autopeças, bem como depósitos de gás e postos de combustíveis também podem funcionar desde que atendendo dois consumidores de cada vez. Pet shops e agropecuárias também têm permissão de funcionar, dentro das medidas de segurança. 

Restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos do tipo poderão funcionar com ocupação limitada a 30% e distanciamento de dois metros entre as mesas. Esses locais deverão oferecer a modalidade de entrega e retirada de alimentos no próprio estabelecimento. Bares, quiosques, agências de venda de veículos e automotores, comércios ambulantes, salões de beleza e estabelecimentos congêneres podem funcionar apenas pelo sistema de entrega em município.

Agências bancárias, dos correios e lotéricas também funcionarão com até 30% da capacidade de atendimento, observadas as normas da vigilância sanitária de distanciamento, higiene e uso de máscaras. Fica determinada a redução em 50% da capacidade de lotação nos ônibus municipais e, quando possível com janelas destravadas e abertas de modo que haja plena circulação de ar nos transportes públicos dentro do município de Araruama. Os passageiros só podem entrar no coletivo fazendo uso de máscaras de proteção e que a cada viagem os coletivos sejam higienizados.  Nas feiras livres, as barracas com distanciamento mínimo de dois metros, utilizem máscaras de proteção  e disponibilizem álcool 70% ao público.  

Os estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar ficam condicionados ao cumprimento das medidas de prevenção ao Covid-19, de modo que o responsável pelo estabelecimento mantenha na entrada a disponibilidade de álcool 70 em gel aos consumidores fornecendo-o também aos seus funcionários exigindo que frequentemente façam uso; forneça também aos mesmos, máscaras de proteção que também são de uso obrigatório. Ainda deverão permitir a comercialização e entrada no comércio à consumidores que estejam fazendo uso de máscaras de proteção. Serão também responsáveis em disponibilizar um funcionário para manter a organização dentro e fora do estabelecimento de modo que seja sempre sobre a orientação deste o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas na fila e ainda haja marcação dentro do estabelecimento através de pintura ou adesivo indicando o distanciamento adequado já mencionado acima, em especial próximo aos caixas e balcões. 

As aulas nas redes pública e privada permanecem suspensas até 30 de maio. Permanecem proibidas até o próximo dia 15 a realização de eventos públicos, atividades nos CRAS, bem como na Superintendência da Terceira Idade; o transporte intermunicipal de passageiros por táxi e por aplicativos; o funcionamento de academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares; o funcionamento de shopping centers, centros comerciais e estabelecimentos congêneres e a frequência pela população, em praias, lagoas, lagunas, rios, praças, piscinas públicas e clubes.

Em boletim divulgado nesta quinta-feira (30), a Prefeitura de Araruama informou que o município tem 45 casos confirmados, 54 suspeitos e 83 descartados. Uma morte pela Covid-19 foi confirmada e há mais quatro em investigação. Dezessete pessoas estão internadas e 13 pacientes ficaram curados da doença. 

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.