sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Prefeitura de Araruama volta a apertar medidas de isolamento social no município

Governo justificou a iniciativa em função de descumprimento de normas de segurança

30 abril 2020 - 15h50Por Redação

A Prefeitura de Araruama anunciou nesta quinta-feira (30) que vai voltar a restringir a circulação e a restringir o comércio do município. Na semana passada, o governo municipal chegou a relaxar as regras de distanciamento, ao permitir o funcionamento de comércio não essencial, no sistema de rodízio e dentro das regras de segurança para evitar o contário do novo coronavírus.

O endurecimento nas regras de isolamento ocorre após a Prefeitura observar o descumprimento de parte dos clientes e de alguns comerciantes quanto às regras de segurança impostas por um decreto assinado na quarta-feira da semana passada (22), incluindo a proibição de aglomerações e o uso obrigatório de máscaras.

Fica permitido o funcionamento de cartórios, supermercados, padarias, peixarias, farmácias e congêneres que se destinem à venda de alimentos, bebidas, hortifrutigranjeiros e  materiais de limpeza pesada, com capacidade restritas a 30% para clientes. 

Casas de materiais de construção, elétrica e hidráulica, borracharias, oficinas mecânicas e autopeças, bem como depósitos de gás e postos de combustíveis também podem funcionar desde que atendendo dois consumidores de cada vez. Pet shops e agropecuárias também têm permissão de funcionar, dentro das medidas de segurança. 

Restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos do tipo poderão funcionar com ocupação limitada a 30% e distanciamento de dois metros entre as mesas. Esses locais deverão oferecer a modalidade de entrega e retirada de alimentos no próprio estabelecimento. Bares, quiosques, agências de venda de veículos e automotores, comércios ambulantes, salões de beleza e estabelecimentos congêneres podem funcionar apenas pelo sistema de entrega em município.

Agências bancárias, dos correios e lotéricas também funcionarão com até 30% da capacidade de atendimento, observadas as normas da vigilância sanitária de distanciamento, higiene e uso de máscaras. Fica determinada a redução em 50% da capacidade de lotação nos ônibus municipais e, quando possível com janelas destravadas e abertas de modo que haja plena circulação de ar nos transportes públicos dentro do município de Araruama. Os passageiros só podem entrar no coletivo fazendo uso de máscaras de proteção e que a cada viagem os coletivos sejam higienizados.  Nas feiras livres, as barracas com distanciamento mínimo de dois metros, utilizem máscaras de proteção  e disponibilizem álcool 70% ao público.  

Os estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar ficam condicionados ao cumprimento das medidas de prevenção ao Covid-19, de modo que o responsável pelo estabelecimento mantenha na entrada a disponibilidade de álcool 70 em gel aos consumidores fornecendo-o também aos seus funcionários exigindo que frequentemente façam uso; forneça também aos mesmos, máscaras de proteção que também são de uso obrigatório. Ainda deverão permitir a comercialização e entrada no comércio à consumidores que estejam fazendo uso de máscaras de proteção. Serão também responsáveis em disponibilizar um funcionário para manter a organização dentro e fora do estabelecimento de modo que seja sempre sobre a orientação deste o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas na fila e ainda haja marcação dentro do estabelecimento através de pintura ou adesivo indicando o distanciamento adequado já mencionado acima, em especial próximo aos caixas e balcões. 

As aulas nas redes pública e privada permanecem suspensas até 30 de maio. Permanecem proibidas até o próximo dia 15 a realização de eventos públicos, atividades nos CRAS, bem como na Superintendência da Terceira Idade; o transporte intermunicipal de passageiros por táxi e por aplicativos; o funcionamento de academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares; o funcionamento de shopping centers, centros comerciais e estabelecimentos congêneres e a frequência pela população, em praias, lagoas, lagunas, rios, praças, piscinas públicas e clubes.

Em boletim divulgado nesta quinta-feira (30), a Prefeitura de Araruama informou que o município tem 45 casos confirmados, 54 suspeitos e 83 descartados. Uma morte pela Covid-19 foi confirmada e há mais quatro em investigação. Dezessete pessoas estão internadas e 13 pacientes ficaram curados da doença.