quarta, 08 de maio de 2024
quarta, 08 de maio de 2024
Cabo Frio
30°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CURVA ASCENDENTE

Número de casos confirmados de Covid-19 na região dobra em oito dias

No mesmo período, Cabo Frio, que começa a reabrir comércio nesta segunda (4), passou de 23 para 52 a quantidade de pacientes infectados

04 maio 2020 - 14h58Por Rodrigo Branco

O número de casos confirmados de Covid-19 na Região dos Lagos dobrou em um intervalo de oito dias, conforme apontam dados oficiais das secretarias municipais de Saúde.  Com a confirmação de três novos casos em Cabo Frio e dois em Armação dos Búzios, neste domingo (3), os sete municípios da região atingiram a marca de 200 notificações de pacientes infectados pelo novo coronavírus. O centésimo caso havia sido confirmado no sábado retrasado, dia 25 de abril.

Para dar uma ideia da velocidade na evolução da epidemia; da primeira confirmação, em 30 de março, em São Pedro da Aldeia; até a centésima, o período decorrido foi de 26 dias. Isso significa que, oficialmente, o número de pacientes infectados dobrou de forma três vezes mais rápida do que o tempo que levou para os municípios registrarem os 100 primeiros casos.

Para a médica infectologista Apparecida Castorina Monteiro, que trabalha nas redes de Arraial do Cabo e de Cabo Frio, a aceleração da curva na região está ligada à desobediência às medidas de distanciamento social verificada nas últimas semanas e também à maior velocidade na divulgação dos resultados dos testes.

– Acho que uma das principais causas foi o relaxamento do isolamento. Uma pessoa é capaz de infectar não só uma, mas outras. Além disso, muitos resultados de exames que foram colhidos há dias só agora tivemos os resultados – analisa.

Em Cabo Frio, que começou a reabertura gradual do comércio nesta segunda-feira (4), o número de casos confirmados da Covid-19 nos últimos oito dias mais do que dobrou, passando de 23 para 52, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. O município ultrapassou Araruama, que tem 47, e assumiu a liderança do ranking de pacientes infectados. Em terceiro, figura Saquarema com 38 casos confirmados e, na sequência, vem São Pedro da Aldeia (25); Iguaba Grande (18); Armação dos Búzios (13) e Arraial do Cabo (8).

Com relação ao número de mortes, no período levantado pela Folha, o número passou de nove para 16, o que representa um aumento de 77%. O índice de letalidade (número de óbitos sobre o número de casos confirmados) é de 7,9%. Cabo Frio e Iguaba Grande registraram, até o momento, quatro mortes; Saquarema  e  São Pedro da Aldeia, três; e Arraial do Cabo e Araruama, um cada. Búzios é o único município da região que, por enquanto, não registrou mortes pela Covid-19.

Apesar da maior velocidade na divulgação dos casos, cresce a fila de pacientes à espera do resultado do teste para o novo coronavírus. Em Cabo Frio, são 165 pessoas nesta situação. Em Araruama, o número de casos suspeitos é de 61; e em São Pedro da Aldeia, de 50. Fecham a lista Saquarema, com 39; Iguaba Grande, 21; e Arraial do Cabo, 14. O município de Búzios deixou de divulgar o número de casos suspeitos há mais de duas semanas.

Diante do quadro, a médica infectologista não esconde a preocupação com o que pode ocorrer nas próximas semanas, mediante o afrouxamento da quarentena. No feriadão do Dia do Trabalhador, foi possível notar focos de aglomerações e a presença de turistas na região.

– Estamos vendo mais pessoas nas ruas, carros chegando. Não sei como está hoje. Praticamente não saio além da minha rotina de trabalho. Estamos assustados com o aumento de profissionais de saúde infectados. O município do Rio está em estado caótico. Já existem pacientes sendo transferidos para unidades hospitalares estaduais de Volta Redonda e de Saquarema – emenda.

(*) A atualização dos casos é feita em tempo real pelo site da Folha, conforme a divulgação oficial feita pelas prefeituras.