Assine Já
sábado, 15 de maio de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
16ºmin
Alerj
Alerj
TEMPO REAL Confirmados: 38271 Óbitos: 1463
Confirmados Óbitos
Araruama 9632 300
Armação dos Búzios 4705 57
Arraial do Cabo 1332 69
Cabo Frio 10222 542
Iguaba Grande 3800 93
São Pedro da Aldeia 5306 227
Saquarema 3274 175
Últimas notícias sobre a COVID-19
COM ANESTESIA

Governo do Estado garante entrega de medicamentos do 'Kit intubação' aos municípios

De acordo com Secretaria Estadual de Saúde, entrega foi na última sexta-feira (9)

13 abril 2021 - 16h11Por Redação

A Secretaria Estadual de Saúde informou que fez a entrega, na última sexta-feira (9), de medicamentos componentes do chamado “kit intubação” aos municípios e unidades de saúde de todo o estado que atendem pacientes em tratamento de Covid-19. Entre os itens distribuídos estão: atracúrio, propofol e morfina, medicações fundamentais para o tratamento de pacientes internados em estado grave em UTI. A quantidade de Kits, contudo, não foi informada.

Na última quinta-feira (8), em reunião com o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Rio e Defensoria Pública do Estado e da União, a Secretaria Estadual de Saúde informou que entregaria todo o estoque de medicação do 'kit intubação' aos municípios e hospitais. O material foi entregue pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Governo do Estado, os técnicos da Secretaria de Saúde informaram à procuradora federal Roberta Trajano que estão buscando alternativas viáveis para resolver o abastecimento das unidades do estado, entretanto destacaram que o problema vem ocorrendo em todo o Brasil. Entre as medidas estão a adesão à ata do Ministério da Saúde (MS) para aquisição dos medicamentos e a realização de um processo de compra, em andamento, para suprir a necessidade do estado nos próximos três meses.

Todas as etapas dos processos serão compartilhadas com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública, como forma de dar transparência às aquisições. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde fez um pedido de aditivo de 50% no contrato de adesão da ata do Ministério da Saúde  para receber mais medicamentos e já obteve duas respostas positivas.

A secretaria relatou ao MPF que a distribuição dos medicamentos é realizada de forma equânime, levando em conta o número de pacientes atendidos e estoque, com participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), para as unidades e municípios que constam no Plano Estadual de Contingência para Enfrentamento da Covid-19.

Em Cabo Frio, falta de anestesia impede cirurgias de câncer

Na última semana, durante entrevista em uma rádio local, o diretor da Onkosol, Marcelo Perelló, disse que as cirurgias de câncer estão suspensas por falta do Kit intubação. Segundo o médico, mais de 100 pessoas aguradam para ser operadas na unidade, que é particular mas também atende a pacientes do SUS.

Na rede municipal, a Prefeitura de Cabo Frio informou que possui estoque do Kit Intubação e Medicamentos Auxiliares para aproximadamente 30 dias. Na quarta-feira (7), o município recebeu do Estado 1.441 ampolas de medicamentos que compõem o Kit intubação. A Secretaria Municipal de Saúde também abriu um processo de cotação eletrônica para aquisição emergencial desses insumos.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.