sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SITUAÇÃO DRAMÁTICA

Por falta de anestesia, cirurgias de câncer estão suspensas em Cabo Frio

Na rádio, diretor da Clínica Onkosol diz que mais de 100 pacientes aguardam na fila

08 abril 2021 - 19h46Por Rodrigo Branco

As cirurgias oncológicas, ou seja, em pacientes com câncer, estão suspensas em Cabo Frio por tempo indeterminado em função da falta de anestésicos e sedativos. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (8), Dia Mundial de Combate ao Câncer, pelo diretor da Clínica Onkosol e provedor do Hospital Santa Izabel, o cirurgião-oncológico Marcelo Perelló, em entrevista ao comunicador Amaury Valério, na Rádio Ondas FM. O médico afirma que mais de 100 pacientes estão na fila, à espera de uma operação.

Segundo Perelló, a pandemia de Covid-19 aumentou a demanda pelo chamado ‘kit intubação’ e, desta forma, há escassez dos medicamentos no mercado. Quando são encontrados, os sedativos e anestésicos estão com preços muito mais altos do que os praticados antes da pandemia. Uma substância que antes custava em torno de R$ 20 a ampola, agora é encontrada por até R$ 180.

– O problema não é só esse aumento absurdo e inexplicável. O problema é que não se encontra mais no mercado para comprar. Quem ainda tem alguma pequena quantidade faz um leilão entre as unidades pra ver quem é quem compra. E são sempre quantidades pequenas, que te garantem mais por mais dois dias de funcionamento. É uma situação dramática. Esses kits intubação são fundamentais para essas cirurgias de anestesia geral, que são a grande maioria das nossas cirurgias de câncer, que são complexas e grandes, que precisa do paciente intubado para realizar. Mas não é só para cirurgia e CTI, mas de todo e qualquer paciente que precisar de respirador. Um paciente que sofre AVC e vai para o CTI, hoje vai ter dificuldades – preocupa-se.

O profissional criticou a circulação de pessoas pelo município neste momento da pandemia e cobrou a adoção de medidas mais restritivas, como o ‘lockdown’, para reduzir as chances de acidentes de trânsito, por exemplo. 

– A gente não pode levar a vida como se nada estivesse acontecendo e a Prefeitura tem que tomar uma medida quanto a isso.  Hoje temos mais de 100 pacientes prontos para operar, se não estivéssemos com falta de medicamentos e vagas de CTI. A Covid ocupa quase todos os leitos. Estão aguardando e sem perspectiva de cirurgia – relata o médico, que salienta se tratar de um problema que ocorre em todo o Brasil.

Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio informa que possui estoque do Kit Intubação e Medicamentos Auxiliares para aproximadamente 30 dias. Na quarta-feira (7), o município recebeu do Estado 1.441 ampolas de medicamentos que compõem o Kit Intubação. A Secretaria Municipal de Saúde também abriu um processo de cotação eletrônica para aquisição emergencial desses insumos.

Quanto às medidas de restrição, para o controle da disseminação do coronavírus, o Comitê Executivo de Combate à Covid-19 monitora e avalia diariamente todos os dados e indicadores do município, sempre atentos à ocupação dos leitos e ao avanço da vacinação. O município informou que as medidas implantadas por meio dos Decretos Municipais Nº 6.475/2021 e 6.499/2021 têm o objetivo de conter a disseminação do coronavírus na cidade. O Comitê Executivo destaca que o acompanhamento segue constante e a manutenção das medidas de restrição, assim como o endurecimento das mesmas, não estão descartadas.

A reportagem pediu um posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.