terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
VACINA EM CABO FRIO

Enfermeira que atua no centro cirúrgico será a 1ª vacinada contra o coronavírus em Cabo Frio

Teresinha Correia da Silva tem 51 anos e trabalha no Hospital Municipal São José Operário

19 janeiro 2021 - 12h20Por Redação
Enfermeira que atua no centro cirúrgico será a 1ª vacinada contra o coronavírus em Cabo Frio

A Prefeitura Municipal de Cabo Frio divulgou nesta terça-feira (19) que a primeira pessoa a receber a vacina contra o coronavírus no município será uma enfermeira de 51 anos que atua no centro cirúrgico da cidade. Teresinha Correia da Silva atua na área da enfermagem há 28 anos e trabalha no Hospital Municipal São José Operário. A vacinação na cidade terá início às 10h desta quarta-feira (20). 

Nesta primeira remessa da Fase 1, serão imunizados os trabalhadores da linha de frente da saúde e idosos residentes em instituições de longa permanência, de acordo com as definições do cronograma nacional de imunização.

De acordo com a Prefeitura, o município irá receber nesta primeira remessa 2.533 doses da Coronavac. Por motivo de segurança, não serão divulgadas informações sobre a chegada do lote de vacinas.

Para Teresinha, a possibilidade de sair deste momento difícil causado pela pandemia é motivo de muita alegria.

– Esse é o momento em que a ciência caminha junto com a nossa profissão porque passamos por muitas dificuldades, perdemos muitos profissionais importantes e competentes. Apesar de todos os estudos, o vírus é desconhecido já que cada pessoa reage de um jeito a ele. Então, a vacina nos alegra muito porque é uma oportunidade de ultrapassarmos essa pandemia. É importante tomarmos a dose – conta a enfermeira.

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio destaca que, além da vacina, é importante que todas as medidas de prevenção continuem sendo adotadas pela população. O uso de máscaras e a higienização constante das mãos, bem como o distanciamento social ainda são fundamentais para a contenção do vírus.

Vacinação para grupo prioritário será volante 

Para a primeira remessa da Fase 1, a Secretaria de Saúde montou um esquema de vacinação volante. Ao todo, a equipe irá até nove unidades de saúde e duas instituições de longa permanência para imunizar o público-alvo.

As unidades públicas são Complexo do Hospital Municipal São José Operário e Hospital Central de Emergência (HMSJO/HCE); UPA do Parque Burle  e de Tamoios, Hospital Municipal da Mulher e da Criança (HMM/HMC); Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS). As unidades particulares são o Hospital Santa Izabel e Hospital Clinerp. As instituições de longa permanência são o Lar da Cidinha e a Pousada Iza Jansson.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a estimativa da Coordenação de Imunização é de que até a sexta-feira (22) todas as doses tenham sido aplicadas.