Assine Já
sexta, 06 de dezembro de 2019
Região dos Lagos
25ºmax
19ºmin
Apartamento
AP REC BANNER
arvore

Praga poderá levar à derrubada de outras árvores em Cabo Frio; medida causa polêmica na internet

Raízes de 'muambeiro' da Praça foram retiradas nesta sexta-feira (27)

27 junho 2014 - 17h48Por Rodrigo Branco
Praga poderá levar à derrubada de outras árvores em Cabo Frio; medida causa polêmica na internet

A derrubada de um “mumbueiro” na Praça Porto Rocha, na última quinta-feira, provocou protestos e indignação em quem assistia à cena. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, outras ações do tipo acontecerão em breve, em função de uma praga, ainda não identificada, que tem atacado essa espécie. Um mapeamento está sendo realizado feito a fim de localizar e identificar outros exemplares na mesma situação.

Sob os olhares de curiosos, uma equipe da secretaria esteve no local nesta sexta para retirar as raízes da árvore, que saíram com facilidade. O coordenador do trabalho, o engenheiro florestal e biólogo Nivaldo Fernandes, afirmou que o serviço foi necessário, pois o risco de queda era grande. Fragmentos foram enviados para análise de modo a descobrir a origem do mal que tem acometido as plantas.

– Essa árvore foi retirada porque estava seca e a raiz, totalmente apodrecida. O fluxo de pessoas que passa por ali é muito grande e elas estavam sob risco, pois havia a possibilidade de queda iminente. Tudo foi feito da maneira da forma mais segura possível, a fim de evitar qualquer tipo de acidente – explicou Nivaldo.

LEIA MAIS: Derrubada de árvore na Praça Porto Rocha causa polêmica e indignação em Cabo Frio

O replantio com mudas da mesma espécie está, ao menos por ora, descartado em função do desconhecimento do tipo de peste que provocou os danos. O biólogo minimizou as críticas ao episódio, feitas pessoalmente ou pelas redes sociais, onde o caso teve grande repercussão.

– A indignação é falta de conhecimento de causa. Uma pessoa que acompanhou a retirada da raiz e viu o seu estado chegou para mim e comentou que ficou espantada com o estado da madeira e não sabia o perigo que corria – finalizou.

Retirada causa polêmica na internet

A notícia da retirada da árvore causou polêmica em post no Facebook da Folha (veja aqui). Para o leitor Anibal Alexandre Soares, é preciso olhar o assunto "com os olhos do bom senso". “Percebe-se claramente pelo tronco que a árvore estava morta. A população tem que saber separar a política dos fatos reais. Se essa mesma árvore, no estado em que pelo visto se encontrava, viesse a causar um grave acidente numa possível queda, essa mesma população estaria massacrando o prefeito por não tê-la retirado antes. Tem que deixar as brigas políticas de lado e olhar com olhos do bom senso! Essa é minha opinião. PS: não sou morador, muito menos eleitor de Cabo Frio ou partidário de A ou B. Sou apenas um cidadão expressando minha opinião.”

Enquanto isso, Carla Vellekoop Borges reclama que amendoeiras da Avenida Nilo Peçanha também foram retiradas. “Na época também houve polêmica ,mas nada foi feito hoje em dia é um calor tremendo nesta avenida ! As únicas que sobraram são as da Pousada do Leandro”.