Assine Já
segunda, 09 de dezembro de 2019
Região dos Lagos
27ºmax
17ºmin
Apartamento
AP REC BANNER
congresso

Folha participa de Congresso dos Diários 

Lula abrirá evento com 200 participantes 

13 maio 2014 - 14h27
Folha participa de Congresso dos Diários 
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fará palestra de abertura na noite desta terça-feira (13) durante a programação do II Congresso dos Diários do Interior do Brasil. O evento começará pontualmente às 19h30min em Brasília.
A organização do evento informou quee será feita uma homenagem ao ex-presidente Lula, ao diretor executivo de Marketing e Comunicação da Caixa Econômica Federal, Clauir Luiz Santos, o diretor de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, e o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho. Eles receberão o título “Amigo da ADI-BR” pelo apoio ao fortalecimento da mídia impressa diária do interior do país.
Foi durante o período de Lula na presidência que o governo federal, as estatais federais iniciaram o processo de democratização das verbas publicitárias. Essa medida colaborou para o fortalecimento dos diários impressos, emissoras de rádio e TV de abrangência regional, em sua maioria líderes de vendas e audiência. No caso específico da mídia impressa do interior, houve também maior investimento na qualidade editorial e gráfica. 
Atualmente, cerca de 380 diários circulam no interior do Brasil, somando 4 milhões de exemplares por dia. As regiões abrangidas têm população próxima dos 40 milhões de brasileiros, com potencial de 20 milhões de leitores dos jornais diários. Segmento cada vez mais forte que estará representado por proprietários, diretores e editores durante o Congresso. A expectativa da organização é reunir cerca de 200 participantes. 
O reconhecimento do governo federal da importância dos diários do interior deu-se, em grande parte, pela ação da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional. Por isso mesmo, também na noite de abertura do Congresso acontecerá a posse do deputado federal Carlos Zarattini (SP) como novo coordenador da Frente.
–  O conteúdo regional é diferenciado, algo que os grandes jornais não conseguem trazer em suas páginas. Com o advento da internet, foi além-mares.  Sempre digo uma frase: ‘existe inteligência no interior’.  Grandes grupos empresariais estão se instalando no interior. E nossos jornais são estruturados. Temos profissionais qualificados e tecnologias ao nosso alcance. Vamos discutir como podemos nos fortalecer ainda mais. Com a Copa do Mundo, por exemplo, podemos debater um projeto único que integre todas as redações.  É fato que a mídia regional tem grande peso para os resultados de divulgação de grandes empresas privadas e estatais – explicou Ámer Félix, presidente da Associação dos Diários do Interior do Brasil (ADI-BR) em entrevista à Folha dos Lagos.
Posse – O reconhecimento do governo federal da importância dos diários do interior deu-se, em grande parte, pela ação da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional. Por isso mesmo, também na noite de abertura do Congresso acontecerá a posse do deputado federal Carlos Zarattini (SP) como novo coordenador da Frentpree.
Tema –Iniciativa da Associação dos Diários do Interior do Brasil (ADI-BR) e da Central de Diários do Interior (CDI), com realização da Central de Comunicação, o II Congresso dos Diários do Interior do Brasil tem como tema "A força da mídia re-gional em um mundo globa-lizado e digital".