Assine Já
terça, 07 de abril de 2020
Região dos Lagos
30ºmax
21ºmin
estacionamento

Cabo Frio reorganiza estacionamento

Objetivo é melhorar a rotatividade no centro

10 setembro 2014 - 16h21
Cabo Frio reorganiza estacionamento

Os motoristas estão com mais facilidade e mobilidade para utilizar o estacionamento no centro de Cabo Frio.  Para melhorar a vida de idosos, pessoas com deficiência e motociclistas, a Prefeitura de Cabo Frio está reorganizando a sinalização dos estacionamentos da cidade. Além das marcações na própria pista, também há placas definindo as vagas.  

A implantação do plano de mobilidade urbana está sendo coordenada pela Coordenadoria Geral de Operação do Sistema de Estacionamento Rotativo Pago (COSERP), junto com a Guarda Municipal, e tem como objetivo ordenar, orientar e fiscalizar para que haja uma maior rotatividade nos estacionamentos administrados pela Prefeitura. De acordo com o Coordenador-geral da COSERP, Marcelo do Espírito Santo Costa, a principio o trabalho é de informação e organização do espaço.

- Todas as ações visam a uma melhor prestação de serviço para que o usuário possa entender melhor como funciona o sistema de estacionamento pago nas áreas do centro da cidade e na orla de Cabo Frio – afirma Marcelo.

Até o momento já foram fixadas 15 vagas para pessoas com deficiência perto dos bancos, farmácias e alguns prédios públicos no centro da cidade. Gradativamente, a criação de vagas para pessoas com deficiência será expandida para a orla da Praia do Forte e hospitais. Seguindo o plano, 19 vagas para idosos no centro da cidade foram criadas.  

As vagas de pessoas com deficiência, idosos e motocicletas estão devidamente sinalizadas horizontalmente e verticalmente. Só para motos foram criadas até o momento 150 vagas no centro da cidade.

- Vale a pena lembrar que as motos não podem ficar estacionadas no mesmo local dos carros onde o estacionamento rotativo é pago. Na orla da praia também vão ser criadas mais vagas para motos – disse Marcelo.

Nas ruas, as mudanças já foram aprovadas. Rose Dias é funcionária pública e usa a motocicleta para se locomover pelas vias de Cabo Frio. Para ela, a criação de vagas específicas para as motos foi muito importante.

- Ficou ótimo, porque sempre tem lugar para moto agora, principalmente na frente à Prefeitura. Antes, os carros estacionavam e ocupavam as vagas das motos. Mas ainda é necessário um Guarda Municipal para fiscalizar – criticou a servidora, lembrando ainda que muitos motoristas não respeitam as vagas destinadas aos motociclistas.

 O empreiteiro Roberto Garcia também é motociclista e aprovou a medida.

- Acho certa essa nova sinalização. Mas apesar de não ter dificuldade em achar vagas depois da sinalização específica, eu acredito que podem destinar mais estacionamentos para nós, motociclistas – alerta.

Os idosos também foram beneficiados com esta nova sinalização. O aposentado Raimundo Souza gostou da nova quantidade de vagas.

- Essa sinalização foi muito boa, sempre estou achando vagas para idosos. Não preciso ficar procurando, logo achei e estacionei.

Estacionamento rotativo

O Decreto 5.020, de 18 de outubro de 2013, regulamenta o estacionamento rotativo pago e "vaga certa" para 4.704 vagas para carros, que compreende os bairros de São Cristovão, Centro, Orla da Praia do Forte, Gamboa, Peró e Praia das Conchas. Atualmente a Coordenadoria Geral de Operação do Sistema de Estacionamento Rotativo Pago (COSERP) trabalha com a capacidade reduzida, em algumas áreas do centro, bolsão da Rua dos Biquínis, na Gamboa, e na orla da praia.

Caso o veiculo seja notificado com um aviso, deverá o usuário procurar um controlador ou fiscal para regularizar a sua situação, já que existem usuários ultrapassando o tempo de tolerância permitida sem o pagamento das horas excedentes, ocasionando a ocupação das vagas por um período longo, prejudicando a rotatividade. Essa implementação no Centro e na Orla permitirá um melhor ordenamento no trânsito e na ocupação das vagas de estacionamento rotativo, vagas para motos, idosos e pessoas com deficiência. Evitar o pagamento de multa e exigir o ticket de estacionamento são formas de colaborar.

Vagas para idosos e pessoas com deficiência

Apesar das vagas estarem sinalizadas nas ruas de Cabo Frio, para a autorização do estacionamento nas vagas de idosos e pessoas com deficiência é necessária a retirada do Cartão de Identificação, valido em todo o território Nacional.

Para os idosos, o cartão pode ser retirado na Secretaria Municipal da Melhor Idade, situado à Avenida Teixeira e Souza, 2228, em São Cristovão, com o telefone 22 – 2645-1071.

Já as pessoas com deficiência devem procurar o Departamento de Apoio às Pessoas com Deficiência (DAPEDE), órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Avenida Victor Rocha, 100 – Parque Burle. Tel: 22 – 2645-5674.