Assine Já
quarta, 19 de fevereiro de 2020
Região dos Lagos
30ºmax
22ºmin
Apartamento
banda

Banda de Cabo Frio Janx lança o primeiro EP

Disco ‘Insight’ traz cinco faixas autorais 

24 setembro 2014 - 17h37Por Gabriel Tinoco
Banda de Cabo Frio Janx lança o primeiro EP

A união da banda cabofriense Janx é o principal combustível para o lançamento do primeiro EP. O disco ‘Insight’ traz ao público um repertório de cinco canções de autoria própria para atingir os ouvidos mais afinados da região. As faixas foram preparadas com as influências de cada integrante desde o ano passado e podem ser escutadas através do site da banda: http://janxbc.bandcamp.com/. 

A Janx foi fundada oficialmente em 2012. Mas os membros tocam juntos desde 2007 – à época com o nome ‘Helgrid’. A mudança aconteceu após a saída do vocalista Marcelo. Logo depois, Paulo Henrique Rios, outro amigo dos integrantes, assumiu os microfones da banda. A formação atual com Paulo Henrique Rios (vocal), Danilo Perrote (guitarra), Ian Queiroz (baixo) e Israel Estevam (bateria) mistura as influências para formar um som único no ‘Insight’. Mas essa não é a única novidade para os fãs da banda. O guitarrista Danilo Perrote garante que vem mais lançamento por aí. A produção do mais novo trabalho foi providenciada pela Janx para as atividades não pararem.  

– A filosofia de fazer um álbum já está ultrapassada. Como estamos sempre criando, lançar nossos materiais em forma de EP é uma ótima maneira de mostrá-los para os fãs. Já começamos a fazer o próximo EP. Estamos produzindo um novo clipe e logo estará disponível no Youtube.

Juntos em atividade há mais de sete anos, os integrantes da Helgrid têm uma formação musical bem parecida e direcionada para a proposta da banda. O baixista Ian Queiroz sente mais liberdade no processo de composição. 

– Somos primeiramente bem amigos. Tocamos juntos em outras bandas no passado e nossos gostos musicais se influenciaram mutuamente. Portanto, nossas ideias passaram a se direcionar para o som que fizemos nesse EP.  Além disso, trabalhamos com o Davi, desde nossa antiga banda [Helgrid]. Então, isso contribuiu para que o processo de gravação fosse mais livre. A amizade não se restringe apenas a shows e gravações. Na hora em que estão distante dos instrumentos, os integrantes fazem questão de fortalecer a relação pessoal.

– A banda é muito focada na relação não-musical dos integrantes. Isso faz com que tudo se desenvolva de uma maneira um pouco diferente. Mesmo que não estejamos tocando, procuramos sempre fazer algo juntos. Isso traz uma tensão muito forte. É um combustível para o som autoral. Não é fácil ter uma banda. Mas o relacionamento fora do ambiente musical nos mantém unidos diante de pressões externas que a vida impõe. Essa estrutura dá liberdade para fazer o que quisermos e o resultado é o ‘rockão’ do EP Insight – comenta Ian Queiroz.

A Janx não teve problemas com a entrada de um novo vocalista. Paulo Henrique não deixou o tom da banda cair. 

– A única mudança é que um amigo saiu para a entrada de outro. Trocamos de nome por causa da saída do Marcello. Na época, estávamos numa corrente muito boa e não fazia muito sentido continuar com o mesmo nome. Ficamos 3 meses depois do fim da Helgrid tocando só música instrumental e sem compromisso. Isso até surgir um grande amigo nosso, o Paulo Henrique, que também estava sem banda e a fim de fazer um som. Em um mês, ele já estava fazendo apresentações com a banda. Coincidentemente no mesmo dia em que foi realizado o primeiro show da Helgrid, em 2007 – finaliza o baterista Israel Estevam.