sexta, 25 de abril de 2025
sexta, 25 de abril de 2025
Cabo Frio
24°C
Park Lagos
Magnauto site
SONHO PRÓXIMO

Vestibular para Uerj em Cabo Frio já tem data marcada: 4 de dezembro

Novo campus vai oferecer 140 vagas para os cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais

20 junho 2022 - 08h35Por Cristiane Zotich

Está confirmado: o primeiro vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para o campus de Cabo Frio, com provas de objetivas e redação, será no dia 4 de dezembro deste ano. A reitoria da instituição também confirmou, esta semana, a quantidade de vagas para cada um dos três cursos de ensino superior que funcionarão no novo campus, inaugurado na última sexta-feira (10) com presença do governador Cláudio Castro: serão 40 para Medicina, 50 para Geografia e 50 para Ciências Ambientais.

Apesar da confirmação da data do vestibular, a reitoria não soube informar quando começam as inscrições. Segundo o diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Mario Fritsch, as maiores preocupações são as questões burocráticas, já que ainda dependem de concursos para professores e técnicos administrativos, e da liberação do espaço físico. O novo campus funcionará num prédio ao lado do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, no Jardim Flamboyant. O imóvel pertence à Ferlagos, instituição particular de ensino, e está sob processo judicial de desapropriação. A reitoria afirmou que a meta é ter tudo pronto para as turmas iniciais já no primeiro semestre letivo de 2023.

Também de acordo com a instituição, como universidade do estado, a Uerj tem seu próprio vestibular. "Via de regra, não adota o Enem, embora haja casos de vagas remanescentes que podem ser preenchidas utilizando a nota do Enem. No caso do curso de Medicina, devido à elevada relação candidato- -vaga, não há essa possibilidade", informou.

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), destacou que a universidade pública era uma necessidade não apenas de Cabo Frio, mas de toda a Região dos Lagos.

Quando jovem, tive que sair da cidade para fazer o curso de Economia em Niterói, e muitos continuam saindo. Agora teremos o selo Uerj aqui, que vai garantir formação extraordinária para nossa juventude.

A notícia, no entanto, foi vista com desconfiança por algumas pessoas e virou alvo de especulações nas redes sociais. Bernadete Ribeiro, por exemplo, disse que é necessário que os envolvidos nesse anúncio sejam cobrados caso nada aconteça e reforçou: "Cabe à população fiscalizar e olhar além do próprio umbigo".

Já Letícia Gomes Rubim é só alegria. Ela contou que sempre sonhou em cursar medicina, mas já tinha se conformado em mudar de curso devido à impossibilidade de sair de Cabo Frio para estudar.

Como medicina deixou de ser uma possibilidade, no começo do ano comecei a cursar biomedicina numa faculdade particular de Cabo Frio. Agora começo a ver meu sonho despertar comemora. Embora o curso de medicina seja um dos mais esperados, os de Geografia e Ciências Ambientais também devem ser bastante procurados. Esta, pelo menos, é a expectativa da reitoria da universidade.

A ideia inicial era Turismo, mas sugerimos essa outra carreira, que consideramos mais adequada à demanda local. Tivemos que construir tudo do zero em um tempo curto, chegando a um caminho multidisciplinar que envolve mais sete unidades da Uerj explicou o diretor do Instituto de Geografia (Igeog), Ulisses Fernandes

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama