quarta, 17 de dezembro de 2025
quarta, 17 de dezembro de 2025
Cabo Frio
23°C
Magnauto
FIM DA NOVELA

Uerj comemora posse definitiva do prédio em Cabo Frio

Extinção legal da Ferlagos acontece um ano e meio depois da universidade estadual conseguir posse parcial do prédio

11 novembro 2024 - 14h36Por Redação
Uerj comemora posse definitiva do prédio em Cabo Frio

Fim da disputa judicial: o prédio da antiga Ferlagos, em Cabo Frio, agora pertence 100% à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). A notícia, divulgada na edição impressa da Folha deste fim de semana, foi confirmada pela pró-reitoria de graduação. Em nota, eles anunciaram a extinção definitiva da Ferlagos por decisão judicial, afirmando que “o patrimônio antes administrado pela fundação foi oficialmente transferido para a Uerj”.

Aguardada desde outubro de 2021, quando houve a inauguração do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, no Jardim Flamboyant, em Cabo Frio, a instalação de um campus da universidade na cidade se transformou em uma novela com vários capítulos. Até fevereiro de 2023, por exemplo, a instituição não tinha nenhum prédio para se instalar na cidade. Na época, no entanto, já cogitava ocupar a antiga Ferlagos. Então secretário estadual de Ciência e Tecnologia, o atual prefeito eleito de Cabo Frio, dr Serginho, havia informado à Folha que a desapropriação do prédio da Ferlagos estava em curso, mas havia “uma resistência por parte de quem o administra, por questões financeiras”.

Um mês depois a Uerj conseguiu posse parcial do prédio através de uma decisão da 27ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em conversa exclusiva com a equipe da Folha, os advogados da Ferlagos anunciaram, na época, que buscavam a anulação do decreto estadual nº 47.886, de 21 de dezembro de 2021, no qual o governador Cláudio Castro declarou o imóvel de utilidade pública para fins de desapropriação, com objetivo de instalar um polo avançado da Uerj em Cabo Frio. Mas não obtiveram sucesso.

Na decisão, a desembargadora Lúcia Helena do Passo determinou que Ferlagos e Uerj compartilhassem as instalações pelo período de até 18 meses, tempo suficiente para que os alunos da faculdade cabo-friense se formassem. Depois desse tempo, a Uerj passaria a ter posse plena e total do prédio. O prazo terminou em setembro deste ano, mas a extinção definitiva da Ferlagos teria sido concluída somente no final de outubro.

Com o fim da novela, a pró-reitoria da Uerj anunciou que a decisão permite que a universidade inicie as reformas necessárias no prédio, ampliando o número de salas de aula e criando novos laboratórios. O objetivo, segundo o comunicado, é garantir mais conforto para estudantes e servidores.

Atualmente, o campus da Uerj em Cabo Frio abriga cursos de Geografia, Ciências Ambientais e Medicina. Com a posse definitiva, o objetivo é consolidar e expandir as instalações, beneficiando diretamente a comunidade acadêmica e regional.

Leia Também

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar
Cultura

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

MEIO AMBIENTE

MPF aciona governo de Cabo Frio para cessar poluição em Comunidade Quilombola de Maria Joaquina

Ação pede medidas urgentes para impedir lançamento de esgoto, reparação integral dos danos ambientais e indenização mínima de R$ 1,2 milhão
Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original
Esportes

Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática
EDUCAÇÃO

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática