quarta, 19 de novembro de 2025
quarta, 19 de novembro de 2025
Cabo Frio
24°C
Magnauto
CULTURA

Roda Cultural em São Pedro celebra o Mês da Consciência Negra com edição especial neste sábado (22)

Evento será realizado na Praça da Igreja Matriz, com rodas de Jongo, Capoeira, Maracatu, oficina de Coco e ações de acessibilidade

19 novembro 2025 - 15h16Por Redação
Roda Cultural em São Pedro celebra o Mês da Consciência Negra com edição especial neste sábado (22)

A “Roda Cultural da Aldeia”, edição 2025, acontecerá neste sábado (22), às 16h, na Praça da Igreja Matriz (Praça Agenor Santos), no Centro de São Pedro da Aldeia, em referência ao Mês da Consciência Negra. O projeto ocorre mensalmente, no mesmo local, desde dezembro de 2024, promovendo diferentes manifestações culturais, como Jongo, Capoeira, Samba de Coco e Maracatu.

Realizado de forma autônoma e independente, o projeto foi idealizado pelo Coletivo Vadeia Aldeia, estabelecendo parcerias com outros coletivos dedicados à história da cidade de São Pedro da Aldeia e às culturas tradicionais e brasileiras: Coletiva Ventarolas, Mandala Capoeira, Danças Populares Afro-Brasileiras da Aldeia, Rolé Histórico e Gecay.

A edição de novembro de 2025 reforça sua força como instrumento de valorização das culturas afroindígenas-brasileiras e de contribuição ativa para o combate ao racismo estrutural por meio da arte popular.

A “Roda Cultural da Aldeia” terá, em sua abertura, uma conversa com os Coletivos Rolé Histórico e Gecay, além das rodas de Capoeira, Jongo e Maracatu. Também contará com a Oficina de Coco, ministrada pela mestra da cultura popular Negadeza, uma das principais referências do pandeiro nacional. Negadeza é filha de Aurinha do Coco, neta de Selma do Coco, e atua há mais de 30 anos no mercado musical, representando de forma ímpar as mulheres, o povo negro e os batuques da Cultura Popular Pernambucana.

A realização da roda cultural desempenha um papel fundamental no combate aos preconceitos e às intolerâncias — raciais, religiosas e de gênero — promovendo a valorização da diversidade cultural, a ocupação dos espaços públicos com arte, ancestralidade e coletividade, e proporcionando a todos uma vivência direta com expressões culturais que compõem a diversidade e a riqueza do patrimônio imaterial brasileiro.

“O patrimônio cultural imaterial não é apenas uma recordação do passado; é uma manifestação cultural dinâmica e viva para o presente e o futuro, e que possuem suas mestras e mestres, desempenhando um papel crucial em promover o desenvolvimento humano sustentável e a paz, ajudando as comunidades a manterem, fomentarem e prosperarem suas identidades e práticas únicas em um mundo cada vez mais interconectado.” (Leonardo Saraiva, Centro Palmares, 2023)

A “Roda Cultural da Aldeia” é um evento gratuito, com ações de democratização e acessibilidade. Entre as medidas adotadas estão a contratação de intérpretes de libras, a inclusão do recurso "texto alternativo" em toda a comunicação on-line do projeto e a disponibilização de banheiro adaptado.

A “Roda Cultural da Aldeia – Edição Novembro de 2025" é fomentada pelo Governo Federal e o Ministério da Cultura, através da Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, com recursos da Lei Aldir Blanc. Detalhes da programação, como horários das atividades, estarão disponíveis na página do Coletivo Vadeia Aldeia no Instagram, perfil @vadeia_aldeia.

SERVIÇO
Evento: Roda Cultural da Aldeia – Edição Novembro de 2025
Data: 22 de novembro de 2025
Horário: Das 16h às 21h
Local: Praça Agenor Rocha (Praça da Matriz) – Centro – São Pedro da Aldeia – RJ
Entrada: Gratuita
Produção e Idealização: Coletivo Vadeia Aldeia
Parcerias: Ventarolas, Mandala Capoeira, Danças Populares Afro-Brasileiras da Aldeia, Rolé Histórico e Gecay
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia
Realização: Governo Federal e Ministério da Cultura