Aos poucos, o nível do Canal do Itajurú foi subindo e, por volta das 15h, a água entrou no gramado e jardim do Costa Azul Iate Clube provocada pela ressaca no mar. Rapidamente, equipe de funcionários do clube, conseguiu amarrar algumas embarcações para evitar que se chocassem com a borda do cais e até com outros barcos. O diretor de Náutica, Valter Luís Machado, orientou a organização do setor náutico do clube.
Desde o começo de abril, a Marinha do Brasil vem emitindo alertas sobre ventos fortes, em alto mar, em todo litoral brasileiro com ondas de até 3 metros de altura e provocaria ressaca que aconteceu na tarde do dia 09 (quinta-feira). (Aviso nr 333/2020 - aviso de ressaca Marinha do Brasil - Emitido às 1500 hmg - qui - 09/abr/2020 -Ressaca entre Chuí (RS) e Cabo de São Tomé (RJ). Ondas de s/se 2.5/3.0 metros).
As águas não entravam no clube desde o começo dos anos 2000, há quase 20 anos, quando uma ressaca, também na parte da tarde, tornou a maré alta, encheu o Canal, atingiu o salão nobre do clube, e o gramado com a água entrando na casa de máquinas das piscinas.
– Nossa equipe de colaboradores é experiente, e conseguimos, rapidamente com ajuda de outros marinheiros e de nosso diretor de náutica a organizar o setor da náutica – disse o Comodoro Marcos Tavares.
Pela manhã, a Defesa Civil de Cabo Frio alertou para ventos fortes, com Vento Sudoeste a 20Km/h com rajadas de 30Km/h, e a máxima prevista para o dia seria de 30Km das 9:00h as 18:00h. As ondas na Praia do Forte chegariam até, 1,5mt com intervalo de 15segundos.
Conforme estudos, na lua nova e na lua cheia, o Sol e a Lua estão em SIZÍGIA, pelo que as suas forças de maré se reforçam mutuamente, pelo que a superfície do oceano sobe e desce mais que o normal, resultando em marés com amplitude superior à média («marés vivas» ou «marés de cabeça»).
O Comodoro do clube Marcos Tavares, ressalta que a entrada da água no clube foi influenciada mais pela maré de sizígia. Agora resta esperar a natureza voltar a calmaria. O Costa Azul Iate Clube, continua fechado por conta das determinações legais da Pandemia do Coronavírus. Mantém apenas os serviços de rotina com escala de equipes.

Rapidamente, equipe de funcionários do clube, conseguiu amarrar algumas embarcações para evitar que se chocassem com a borda do cais - Crédito: Walmor Freitas


