domingo, 11 de maio de 2025
domingo, 11 de maio de 2025
Cabo Frio
23°C
Magnauto
Magnauto site
FINANÇAS MUNICIPAIS

Relatório do TCE-RJ recomenda aprovação prévia das contas de Bonifácio em 2021

Parecer prévio favorável será julgado pelos conselheiros do Tribunal no dia 5 de outubro

28 setembro 2022 - 15h16Por Redação

Um relatório do corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) recomendou a aprovação prévia da prestação de contas do município no exercício financeiro de 2021. A recomendação é um indicador para a aprovação das contas pelos conselheiros, no julgamento, marcado para o próximo dia 5 de outubro. Segundo a Prefeitura, as dúvidas e questionamentos do Tribunal foram devidamente esclarecidas e justificadas pelos técnicos da Prefeitura, o que levou à emissão do parecer prévio favorável.

Para a secretária de Fazenda, Daniella Mendes, o parecer prévio favorável para aprovação das contas de 2021 pelo Tribunal de Contas é muito importante para Cabo Frio, pois significa que o município está muito próximo de conseguir quebrar um ciclo negativo.

– Desde 2013, o município não tem as contas anuais de governo aprovadas, e nosso trabalho, desde o início, tem sido o de buscar regularizar as questões contábeis, financeiras e fiscais do município, promovendo de forma responsável ajustes que já nos possibilitaram este avanço. O que para muitos pode ser entendido como obrigação, que é ter as contas aprovadas, olhando para a realidade do nosso município é um verdadeiro desafio, que depende de muitas variáveis – destacou a secretária.

A última vez que um gestor teve as contas aprovadas em Cabo Frio foi em 2018, ano em que o município teve três prefeitos. As contas do mandato tampão de Aquiles Barreto e de Adriano Moreno, vencedor da eleição suplementar, fdoram aprovadas, enquanto a de Marquinho Mendes, afastado naquele mesmo ano, acabaram reprovadas pelo TCE. As contas anuais de 2013 foram aprovadas no primeiro ano da gestão do ex-prefeito Alair Corrêa.