O projeto "Leituras no MART", iniciativa do coletivo #Mulherada que Escreve em parceria com a Sophia Editora e o MART, chega à sua 6ª edição nesta terça-feira, 7 de abril, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART/Ibram), em Cabo Frio.
O encontro propõe a leitura do conto "Da paz", do escritor Marcelino Freire. Natural de Sertânia, Pernambuco, o autor é um dos nomes mais reconhecidos da literatura brasileira contemporânea. Em 2006, ele recebeu o Prêmio Jabuti com o livro Contos Negreiros.
Após mergulhar, em 2025, em textos de ícones como Conceição Evaristo e Clarice Lispector, o projeto inaugura o primeiro semestre de 2026 com uma imersão no tema "Memória e identidade feminina", privilegiando contos de autores diversos que lançam luz sobre a história e a condição da mulher no Brasil.
O formato, já marca registrada do projeto, vai além da leitura convencional: são desenvolvidas dinâmicas de acolhimento, mediação artística com leituras dramatizadas, música, interação entre os participantes, doação de livros e conversas literárias.
A iniciativa é idealizada por um coletivo de mulheres apaixonadas pela literatura: Eloísa Helena Campos e Rô Arruda (coordenação), Bete Buss (dinamização), Cláudia Freitas e Daniela Assunção (implementação). O institucional é da Editora Sophia e da Folha dos Lagos. As sessões acontecem sempre na primeira terça-feira de cada mês.
SERVIÇO Evento: 6ª edição do Projeto Leituras no MART Obra: Conto "Da paz", de Marcelino Freire Data: 7 de abril de 2026 (terça-feira) Horário: 18h. Local: MART (Largo de Santo Antônio, s/nº – Centro, Cabo Frio) Entrada: Gratuita





