sexta, 16 de maio de 2025
sexta, 16 de maio de 2025
Cabo Frio
21°C
Magnauto
Magnauto site
Cabo Frio

Onkosol começa a ter tratamento de radioterapia pelo SUS

Na última terça-feira (13), primeiro paciente foi atendido no centro através da rede pública

14 março 2018 - 11h09
Onkosol começa a ter tratamento de radioterapia pelo SUS

O OnkoSol realizou, na tarde de ontem, a primeira sessão de radioterapia através do Sistema Único de Saúde – SUS. É a concretização de um antigo sonho. Afinal, até então, pacientes precisavam se deslocar para Campos dos Goytacazes ou para a capital do estado em busca deste tipo do tratamento.

– Imagina ir para Campus e voltar todo dia. Para quem está doente, com dor, é um sacrifício enorme – comenta o oncologista Luís Eduardo Prata.

Ficou definido que Cabo Frio vai ofertar, inicialmente, 20 vagas por meio da regulação da Secretaria Estadual de Saúde, com um atendimento regionalizado. Ao longo dos meses, haverá um ajuste da quantidade de vagas, de acordo com a capacidade do prestador do serviço e de acordo com os recursos disponibilizados para custear o procedimento. Ontem, estavam previstas quatro consultas, sendo uma de um paciente de Rio das Ostras e três de Cabo Frio.

Casa de acolhimento

Para os pacientes que virão de outras cidades da região e tratar no OnkoSol, o centro está organizando um espaço que servirá como casa de acolhimento, que fica localizado na Praça da Bandeira, bem próximo ao hospital.

Lá, os pacientes poderão ser recebidos com lanche e descansar por algumas horas, facilitando assim a vida de quem precisa se deslocar para realizar o tratamento. Atualmente o local se encontra em obras e deve ser inaugurado no fim do ano.