quarta, 17 de dezembro de 2025
quarta, 17 de dezembro de 2025
Cabo Frio
24°C
Magnauto
POSTO ABAIXO

MP e Prefeitura do Rio fazem operação para demolir condomínio ilegal em APA na Zona Oeste

Imóveis de alto padrão estavam em loteamento clandestino em Barra de Guaratiba

04 agosto 2022 - 08h26Por Redação

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Força-Tarefa do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado para enfrentamento à ocupação irregular do solo urbano (GAECO/FT-OIS) e a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura do Rio do Janeiro, por meio da força-tarefa de combate a crimes ambientais, realizam, na manhã desta quinta-feira (4), operação para demolir construções de alto padrão, dentro de um loteamento clandestino na estrada Roberto Burle Max nº 5.911, em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade. A área está inserida dentro da APA (Área de Proteção Ambiental) da Orla da Baía de Sepetiba e do Parque Estadual da Pedra Branca. A prefeitura havia realizado uma primeira ação de demolição em 2018, mas novos imóveis foram construídos no local.

O responsável pelo condomínio ilegal vem ignorando, desde 2014, vários embargos, advertências, notificações e multas, além de ter sido conduzido e qualificado na 42º Delegacia Policial pelo cometimento de diversos crimes ambientais como desmatamento, terraplanagem, loteamento ilegal e furto d’água do Parque Estadual da Pedra Branca.  

Em 15 de junho de 2018, a Prefeitura do Rio fez uma grande operação e demoliu toda a infraestrutura do loteamento, como o portão principal, quadro de luz, a guarita do loteamento, além da retirada de meio-fio e abertura de buracos na via interna para dificultar a entrada de veículos, mas o responsável continuou com a prática da exploração imobiliária ilegal de áreas públicas e privadas, estando essa região com um histórico de desmatamento de floresta em favorecimento de um crescimento imobiliário desordenado.  

As ações da força-tarefa buscam conter o desmatamento de áreas ambientalmente protegidas e retirar dos grupos criminosos sua fonte de renda. A ação desta quinta-feira contou com o apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e da Polícia Militar (PM) Ambiental.

Leia Também

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar
Cultura

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

MEIO AMBIENTE

MPF aciona governo de Cabo Frio para cessar poluição em Comunidade Quilombola de Maria Joaquina

Ação pede medidas urgentes para impedir lançamento de esgoto, reparação integral dos danos ambientais e indenização mínima de R$ 1,2 milhão
Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original
Esportes

Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática
EDUCAÇÃO

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática