terça, 29 de abril de 2025
terça, 29 de abril de 2025
Cabo Frio
24°C
Magnauto
Magnauto site
Geral

Levantamento revela aumento da população em situação de rua em Cabo Frio

07 julho 2023 - 14h14Por Redação
Levantamento revela aumento da população em situação de rua em Cabo Frio

De janeiro a junho deste ano, a Prefeitura de Cabo Frio registrou 887 acolhimentos institucionais de pessoas em situação de rua, e 736 entradas nos equipamentos da assistência social para higienização/alimentação. Os números, segundo o governo, são maiores do que o registrado em anos anteriores. De acordo com o governo municipal, não existe uma estimativa específica de quantas pessoas em situação de rua existem na cidade devido à grande rotatividade e intenso fluxo migratório dessa população. Mas é possível afirmar que houve aumento.

Em nota enviada à Folha, a prefeitura diz que os equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizam o relatório mensal de atendimento (RMA) onde é contabilizada a quantidade dos atendimentos realizados no mês vigente, especificando o acesso aos serviços direcionados à população em situação de rua, por sexo, idade, tempo em situação de rua, documentos em posse dos atendidos, situação de saúde, dentre outras informações e resultados alcançados em cada mês. Embora esses dados estatísticos tenham sido solicitados pela Folha, eles não foram enviados pelo governo municipal, que revelou apenas que as pessoas em situação de rua são oriundas de todo território nacional, além de imigrantes.

A prefeitura diz seguir as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social, conforme a tipificação nacional de serviços socioassistenciais. “Dessa forma, é executado o serviço de acolhimento institucional, através da Casa de Passagem para pessoas em situação de rua, onde se disponibiliza acolhimento, higienização, alimentação e acompanhamento técnico social a essa população”. No entanto, com a chegada do inverno no último 21, e uma queda brusca nas temperaturas, principalmente durante as madrugadas, foi criado, em 2021, um Plano de Contingência com realização de abordagens noturnas (pela equipe de abordagem do Creas) com ofertas de acolhimento na Casa de Passagem. Não há, no entanto, nenhum programa de distribuição de cobertores ou alimentos.

Para manter os serviços assistenciais às pessoas em situação de rua, o governo municipal cabo-friense diz que a Secretaria Municipal de Assistência recebe cofinanciamento para executar o Serviço de Abordagem Social, “exposto para consulta pública no Portal da Transparência”. Este serviço, de acordo com a prefeitura, é tipificado e referenciado no Centro de Referência em Assistência Social (Creas), e executado por equipe técnica da Proteção Social Especial.

O governo municipal de Cabo Frio lembrou ainda que no último dia 30 de junho de 2023 foi publicada a Portaria n.º 383, que institui a Operação Inverno Acolhedor no âmbito do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, “contudo ela atenderá somente as capitais das regiões Sul e Sudeste”.

Leia Também

Jovem autista de São Pedro da Aldeia se despede emocionado do Papa Francisco
PAPA DA INCLUSÃO

Jovem autista de São Pedro da Aldeia se despede emocionado do Papa Francisco

Editora cabo-friense, Sophia expõe obras em feira de livro de Belo Horizonte
Cultura

Editora cabo-friense, Sophia expõe obras em feira de livro de Belo Horizonte

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense