sábado, 26 de abril de 2025
sábado, 26 de abril de 2025
Cabo Frio
23°C
Park Lagos
Magnauto site
Geral

Justiça nega liminar, e réveillon de Cabo Frio será sem queima de fogos

A possibilidade do cancelamento foi adiantada pela Folha na edição impressa desta sexta-feira (29)

29 dezembro 2023 - 19h42Por Redação
Justiça nega liminar, e réveillon de Cabo Frio será sem queima de fogos

A Prefeitura de Cabo Frio bem que tentou, mas a Justiça bateu o martelo e negou dois pedidos de liminares para que o réveillon de Cabo Frio tivesse a tradicional queima de fogos com material barulhento. Em ambos os pedidos, o governo municipal teria alegado “surpresa” com a Lei Municipal Nº 3.632/2022 (que proíbe a utilização de fogos de estampido ou de ruídos), e ausência de “tempo hábil” para se adequar à legislação.

No entanto, a Justiça não aceitou as justificativas, alegando que a regra existe há um ano, e portanto, “tempo suficiente para permitir a organização administrativa do espetáculo”. Por conta disso, o réveillon deste ano em Cabo Frio não terá queima de fogos. A informação já foi confirmada pela Prefeitura.

De autoria do vereador Davi Souza (PDT), o então projeto de lei Nº 260/2022 foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal no dia 7 de julho de 2022. A votação aconteceu em caráter de urgência depois de receber o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça. Enviado para o então prefeito José Bonifácio, ele foi imediatamente sancionado, tornando-se lei.

Segundo Davi Souza disse na época à reportagem da Folha dos Lagos, a principal motivação para criação desta lei foi a preocupação com pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

– Durante um período da história da nossa cidade, Cabo Frio era conhecida como a cidade dos fogos - tudo era motivo para soltar fogos. E, acompanhando a luta das mães de crianças autistas, eu pude ver como é grande o transtorno causado por esses fogos a essas famílias. Nosso projeto propõe que seja permitido apenas a comercialização de fogos luminosos, que não tenham efeitos sonoros. Assim, essas crianças terão um pouco mais de tranquilidade no seu dia a dia – afirma o vereador. Após publicada, a legislação também ganhou apoio de grupos de proteção aos animais e familiares de idosos, principalmente os acamados.

A proibição de fogos barulhentos não é nenhuma novidade. Na Região dos Lagos cidades como Iguaba Grande e Saquarema já adotam os chamados “fogos silenciosos”, ou “de baixo estampido”. Fora da região, o Distrito Federal anunciou que o réveillon deste ano será com 21 minutos de fogos de artifício silenciosos. No Paraná, vários municípios também anunciam a festa da virada de ano com fogos de baixo, ou nenhum barulho. É o caso de Matinhos e Pontal do Paraná.

E, em breve, todas essas legislações municipais devem ser substituídas por outra a nível federal. Em março deste ano a Câmara dos Deputados começou a analisar um projeto de lei (220/2023) que proíbe, em todo o território nacional, a queima de fogos que produzam barulho. De autoria dos deputados Fred Costa (Patriota-MG) e Delegado Bruno Lima (PP-SP), o objetivo é evitar prejuízos a pessoas, a animais e ao meio ambiente.

Já em outubro deste ano a Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal aprovou o projeto de Lei 05/2022, que proíbe a fabricação, o armazenamento, a importação, a exportação, a comercialização, a distribuição, o transporte e o uso de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam estampidos. De autoria do senador Randolfe Rodrigues (AP), a proposta, além de cuidar das pessoas sensíveis aos ruídos, ainda protege os animais. O projeto segue tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama