Fechado desde junho de 2020, o Hospital Municipal de Tamoios finalmente foi reaberto nesta quarta-feira (11). A informação foi confirmada à Folha pela Prefeitura de Cabo Frio. A partir de agora o local funciona como Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD), oferecendo consultas com cardiologia, ortopedia, nutricionista, neuropediatra, otorrinolaringologia, ginecologia, urologia, pediatria, fonoaudiologia, psiquiatria, psicologia, infectologia, cirurgião geral para pequenos procedimentos, fisioterapia, exames de sangue e de imagem.
De acordo com a Prefeitura, para ter acesso aos serviços, os pacientes serão regulados por meio do sistema de marcação de consultas e exames. Com a mudança no formato de funcionamento, o prédio passa a centralizar a realização de consultas e exames, aumentando a disponibilidade de atendimentos para a população de Tamoios.
A reabertura da unidade foi anunciada com exclusividade pela Folha na edição impressa de 16 a 22 de dezembro e também no site do jornal (www.folhadoslagos.com). Na ocasião o governo municipal explicou que, para dar agilidade no processo, a reabertura seria parcial e em duas etapas: na primeira quinzena de janeiro o prédio funcionaria com alguns serviços somente no primeiro pavimento. Mais para frente, quando a reforma do segundo pavimento for concluída (ainda sem data), demais especialidades e exames serão incorporados ao serviço.
Os planos da reabertura foram anunciados à Folha na mesma semana em que o deputado estadual Dr. Serginho (PL) anunciou ter apresentado uma emenda ao orçamento estadual de 2023 destinando R$ 1 milhão para a reabertura da unidade de saúde do segundo distrito de Cabo Frio. Naquela mesma semana a Câmara de Vereadores de Cabo Frio aprovou emenda impositiva de autoria do vereador Adeir Novaes (REP) destinando verba, dentro da Lei Orçamentária Anual 2023, para a manutenção do Hospital Municipal de Tamoios.
"A implantação do Centro de Especialidades Médicas e Apoio Diagnóstico (CEAD), no imóvel do antigo Hospital de Tamoios, vai melhorar a oferta de atendimentos, proporcionando aos moradores realização de exames e consultas no próprio distrito", informou o governo municipal na época.