domingo, 25 de maio de 2025
domingo, 25 de maio de 2025
Cabo Frio
20°C
Magnauto
Magnauto site
Geral

Esgoto a céu aberto causa transtornos em Cabo Frio

​Secretário de Obras promete solução para problema

20 fevereiro 2018 - 08h50
Esgoto a céu aberto causa transtornos em Cabo Frio

Moradores e pedestres convivem há mais de um mês com o problema do esgoto a céu aberto na Rua Jorge Lóssio, no centro de Cabo Frio, e na Rua Furtado, na Passagem.

Num trecho da Jorge Lóssio, o esgoto sai sem parar. A calçada ao lado já está cedendo, o que leva riscos de queda de pessoas desavisadas. Comerciantes da rua relatam os problemas enfrentados diariamente.

O tatuador Yuri Estebes, de 23 anos, que trabalha num estúdio localizado logo em frente ao vazamento, conta que nos últimos dois meses a rua nunca esteve em bom estado.

– Anteriormente, não tinha esse problema na rua, mas já tinha uma rachadura no asfalto, que com o tempo começou a piorar, logo depois que comecei a trabalhar aqui. Depois disso começaram abrir algumas crateras: uma no asfalto e outras duas na calçada, e o problema começou a se agravar muito rápido, com a chuva e os carros estacionando sssempre por aqui – conta.

Outra que reclama do problema é Ana Mendes, de 48 anos, comerciante dona de um Café que fica ao lado do estúdio de tatuagem. Segundo ela, o problema está limitando o funcionamento do seu estabelecimento, e é perigoso, pois ela lida com alimentos.

– Eu não posso ficar com a minha porta aberta, por exemplo. E, mesmo assim, esse mau cheiro entra e incomoda. E, além de tudo, trabalho com comida,então é complicado ter uma situação como essa na porta – disse ela, que ainda revela um truque para tentar aliviar o odor.

– Volta e meia eu coloco um produto no ar para melhorar o cheiro dentro do Café.

- A calçada está oca, as pessoas pisam e ela treme. Então é preciso fazer algo, e não é só porque está prejudicando o meu comércio, ou o estabelecimento ao lado, e que são locais que precisam ter assepsia, mas também porque alguém pode cair, se machucar e, caso entre em contato com a água suja, pode pegar uma infecção ou uma doença grave. É caso de saúde pública – disse.

Em outro ponto da cidade, o mesmo problema ocorre. Na Rua Furtado, na Passagem, outro esgoto a céu aberto incomoda quem passa por ali, uma das ruas mais visitadas do bairro, que é o mais tradicional da cidade. Há pouco tempo foi feito um trabalho de desobstrução das galerias. Mas logo depois o incoveniente voltou, lembra Ernesto Galiotto, 72 anos, morador da rua.

– É um problema crônico. Não vai resolver na base do quebra-galho - disse. Para ele, o motivo do vazamento de esgoto é bem claro: o crescimento desordenado do pólo gastronômico, que conta com diversos restaurantes.

– Essas manilhas devem ter 50 ou 100 anos. E ali a gente imagina que devem ter oito ou dez restaurantes, e tá sempre abrindo mais um. Então a rede de esgoto não suporta. E tem mais, a gordura, que sai bastante desses restaurantes é uma coisa que prende muito – declarou.

O secretário de Obras do município, Carlos Sant’anna, prometeu soluções para os dois casos. Segundo o ele, o problema da Rua Jorge Lóssio já era de conhecimento da pasta e só não foi consertado antes devido ao período de carnaval, por conta do grande movimento de foliões e de pessoas que transitam pela área. Ele disse que a secretaria já fez avaliação do caso e, provavelmente hoje, irá visitar o local para, se possível, começar a trabalhar imediatamente.

– Ali tem uma rede antiga, de 40 a 50 anos atrás, e, provavelmente, já deu o que tinha que dar. A idéia ali é fazer um bypass da rede, passando pela rua até encontrar um ponto de deságue adequado - disse o secretário, que não pôde dar previsão de término da obra.

– Depende do que vamos encontrar lá. Talvez amanhã (hoje) mesmo consigamos resolver isso – concluiu.

Sobre o caso do esgoto na Passagem, Sant’anna diz que de fato o problema é causado pelos restaurantes. Ele afirmou que também hoje passará pelo local e, se possível, fará um trabalho de emergência para que o esgoto não se acumule. Mas o objetivo é acabar com o inconveniente de vez.

– Aqueles restaurantes se instalaram em casa antigas, e o esgotamento é para atender uma família, e hoje atende uma demanda maior. Então há necessidade de fazer uma visita a cada um deles e verificar se a instalação sanitária de cada um está de acordo. Se não estiver, serão notificados e terão que executar as reformas. Caso não façam, poderão até ser interditados – advertiu.

*Foto: Ernesto Gallioto

Leia Também

Geral

Proposta de aumento de carga tributária no estado do Rio gera reação do setor produtivo

Na quarta-feira (21/5), a CCJ da Alerj analisou dois projetos que podem elevar em até 67% a carga tributária, colocando em risco a permanência de empresas e empregos no estado do Rio
Grupo de Arraial do Cabo conquista vaga inédita no maior festival de dança da América Latina
CULTURA

Grupo de Arraial do Cabo conquista vaga inédita no maior festival de dança da América Latina

Projeto 'Sopros & Cordas' fará apresentações no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio
Cultura

Projeto 'Sopros & Cordas' fará apresentações no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio

Araruama Literária: MV Bill e Carpinejar falam à Folha sobre educação e a realidade dos jovens
Cultura

Araruama Literária: MV Bill e Carpinejar falam à Folha sobre educação e a realidade dos jovens