sábado, 02 de agosto de 2025
sábado, 02 de agosto de 2025
Cabo Frio
21°C
Geral

Enel fecha parceria com Disque Denúncia para coibir gato de luz

Distribuidora pagará R$ 1 mil de recompensa por denúncias que levem à prisão de “gateiro”

28 julho 2018 - 09h10
Enel fecha parceria com Disque Denúncia para coibir gato de luz

A guerra contra o gato de luz ganhou um reforço de peso essa semana. A concessionária Enel fechou uma parceria com o Disque Denúncia para com­bater o furto de energia. Agora, os ‘gateiros’ de luz podem ser denunciados anonimamente e o denunciante pode ganhar uma recompensa de R$ 1 mil para as denúncias que levarem à prisão do infrator, responsável pela execução dos gatos. A ação vale para as 66 cidades da área de concessão da Enel Distri­buição Rio. As denúncias, com garantia de anonimato, podem ser feitas pelos telefones 0300 253-1177 (interior do Estado) e 2253-1177 (capital) ou pelo aplicativo Disque Denúncia RJ, disponível para IOS e Android gratuitamente.

Para que seja paga recom­pensa, é importante que as de­núncias tenham informações precisas que colaborem para a identificação do criminoso e da forma como ele atua. As de­núncias sobre pessoas que têm furto de energia em sua residên­cia também serão tratadas pela companhia, que atuará na nor­malização das irregularidades.

Furto de energia é crime

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de re­clusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do ser­viço prestado pela distribuido­ra e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem cau­sar curtos-circuitos e sobrecar­ga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.

Para conscientizar a popula­ção sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além de operativos em parceria com a Polícia, diversos projetos sociais em comunida­des, com informações sobre o uso eficiente de energia elétri­ca, programas para geração de emprego e renda e revisão gra­tuita de instalações elétricas de consumidores com menor po­der aquisitivo.

Além do Disque Denúncia, os clientes que quiserem denun­ciar o furto de energia também podem fazê-lo pelo site: http://www.eneldistribuicao.com.br/rj/, pelo aplicativo Enel Rio ou ainda em uma das lojas de aten­dimento da distribuidora. Não é necessário se identificar.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, serve a 66 muni­cípios do estado do Rio de Ja­neiro, abrangendo 73% do terri­tório estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Re­gião Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3,04 milhões de clientes aten­didos pela companhia. A distri­buidora também desenvolve um programa de Responsabilidade Social, baseado no tripé da sus­tentabilidade, que abrange os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Sobre o Disque Denúncia

O Disque Denúncia é uma cen­tral de atendimento que atende a população que vivencia ou presencia ações criminosas. Os relatos recebidos através das ligações anônimas são recebi­dos e repassados às autorida­des competentes com rapidez e eficácia. Há quase 22 anos o Disque-Denúncia tem sido um canal de exercício da cida­dania e de integração entre a população e as autoridades de  

*Foto: Reprodução Internet