A guerra contra o gato de luz ganhou um reforço de peso essa semana. A concessionária Enel fechou uma parceria com o Disque Denúncia para combater o furto de energia. Agora, os ‘gateiros’ de luz podem ser denunciados anonimamente e o denunciante pode ganhar uma recompensa de R$ 1 mil para as denúncias que levarem à prisão do infrator, responsável pela execução dos gatos. A ação vale para as 66 cidades da área de concessão da Enel Distribuição Rio. As denúncias, com garantia de anonimato, podem ser feitas pelos telefones 0300 253-1177 (interior do Estado) e 2253-1177 (capital) ou pelo aplicativo Disque Denúncia RJ, disponível para IOS e Android gratuitamente.
Para que seja paga recompensa, é importante que as denúncias tenham informações precisas que colaborem para a identificação do criminoso e da forma como ele atua. As denúncias sobre pessoas que têm furto de energia em sua residência também serão tratadas pela companhia, que atuará na normalização das irregularidades.
Furto de energia é crime
Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além de operativos em parceria com a Polícia, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo.
Além do Disque Denúncia, os clientes que quiserem denunciar o furto de energia também podem fazê-lo pelo site: http://www.eneldistribuicao.com.br/rj/, pelo aplicativo Enel Rio ou ainda em uma das lojas de atendimento da distribuidora. Não é necessário se identificar.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, serve a 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3,04 milhões de clientes atendidos pela companhia. A distribuidora também desenvolve um programa de Responsabilidade Social, baseado no tripé da sustentabilidade, que abrange os aspectos sociais, econômicos e ambientais.
Sobre o Disque Denúncia
O Disque Denúncia é uma central de atendimento que atende a população que vivencia ou presencia ações criminosas. Os relatos recebidos através das ligações anônimas são recebidos e repassados às autoridades competentes com rapidez e eficácia. Há quase 22 anos o Disque-Denúncia tem sido um canal de exercício da cidadania e de integração entre a população e as autoridades de
*Foto: Reprodução Internet