terça, 21 de outubro de 2025
terça, 21 de outubro de 2025
Cabo Frio
20°C
Magnauto
ESPERANÇA

Dragagem da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, deve começar em novembro

Expectativa é de que sejam removidos cerca de 485 mil metros cúbicos de sedimentos que foram acumulados ao longo das últimas décadas

21 outubro 2025 - 09h00Por Redação
Dragagem da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, deve começar em novembro

A dragagem da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, deve começar no próximo dia 1º. Segundo informações, o maquinário que será utilizado na remoção do lodo, chegou esta semana na cidade. A assinatura do termo de cooperação técnica para o início das obras aconteceu no último dia 7 com a presença do governador Claudio Castro.

De acordo com a Prefeitura, a dragagem vai abranger toda a orla da Praia do Siqueira, alcançando cerca de 400 metros de largura da lagoa. A expectativa é de que sejam retirados cerca de 485 mil metros cúbicos de sedimentos que foram acumulados ao longo das últimas décadas.

Em vídeo postado nas redes sociais, o prefeito Serginho Azevedo lembrou que por anos a Praia do Siqueira recebeu o esgoto produzido por toda a população de Cabo Frio. “E o povo não viu que estavam destruindo esse lugar. Em determinado momento as vozes ecoaram, as pessoas começaram a reclamar, o pescador não podia mais pescar aqui, e tinha que ir pra longe para levar o sustento para  seu lar”.

O projeto da dragagem é resultado de uma ação integrada entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Cabo Frio, o Inea e a Prolagos. O órgão ambiental estadual será responsável pelo monitoramento técnico e ambiental durante todas as etapas da intervenção, em conformidade com a Licença de Instalação nº IN103283, válida até abril de 2031. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento acompanhará de perto todas as fases do trabalho.

Todo o material dragado será conduzido a áreas previamente autorizadas de bota-espera, onde passará por período de secagem e quarentena, antes de ser destinado a aterro sanitário licenciado, conforme determina a Resolução CONAMA 454/2012. O projeto contempla, ainda, medidas de proteção à fauna, prevenção de impactos ambientais e segurança da população, com a instalação de sinalização adequada, controle de ruídos e poeira, além da adoção de dispositivos de proteção contra erosão e novo assoreamento.

Embora o anúncio da dragagem tenha sido feito em tom de esperança, Serginho lembrou que o trabalho para tentar recuperar a orla da Praia do Siqueira começou meses atrás com o projeto de transformação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro para nível terciário.

– Quando essa obra for concluída vamos parar de jogar esgoto quase que in natura na lagoa, e passar a jogar uma água de reuso. Inclusive a Prefeitura está fazendo um estudo com a Prolagos para que essa água de reuso seja utilizada pelo município em outros lugares, já que a lagoa de Araruama é hipersalina - explicou Serginho.

A modernização da ETE da Praia do Siqueira teve início em abril de 2024 com previsão de conclusão até o final deste ano. Na primeira fase foram instalados os equipamentos que fazem o tratamento inicial do esgoto. Essa parte serve para tirar detritos maiores, como areia, gordura e resíduos sólidos.

Em junho deste ano a concessionária iniciou a segunda fase do projeto: estão sendo construídos dois decantadores e tanques com um sistema de aeração, que é uma das formas mais modernas e eficientes de tratamento, e um sistema de desinfecção. Todo esse processo ajuda a eliminar a matéria orgânica do esgoto, deixando o efluente muito mais limpo antes de voltar para o meio ambiente.

Com a conclusão das intervenções, a unidade terá um aumento de 50% na capacidade média de volume de esgoto tratado. Além disso, a estação será elevada ao nível terciário, a etapa mais avançada do processo, que contribui para a preservação dos corpos hídricos e para a melhoria da qualidade da água devolvida ao meio ambiente.

A obra integra o pacote de investimentos onde estão sendo aplicados mais de R$ 450 milhões, sendo a maior parte destinada à ampliação do sistema de esgotamento sanitário da região. Só nesta segunda etapa das intervenções na ETE da Praia do Siqueira, a Prolagos informou que estão sendo investidos mais de R$ 97 milhões.