Começou oficialmente, nesta semana, as obras de desassoreamento e recuperação ambiental da lagoa de Araruama no bairro Praia do Siqueira, em Cabo Frio. A assinatura do termo de cooperação técnica aconteceu no começo de outubro com a presença do governador Claudio Castro na cidade. Desde quarta-feira (3) retroescavadeiras e dragas estão em operação na orla. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em dezembro de 2027. Até lá a expectativa é de sejam retirados desse trecho na orla cerca de 500 mil m³ de sedimentos acumulados ao longo de décadas.
Durante a visita, Cláudio Castro anunciou que a ação na Praia do Siqueira faz parte do programa “Limpa Rio Margens”, do governo estadual, e visa a recuperação ambiental da região, incluindo a dragagem da lagoa.
O programa prevê que todo o material dragado será conduzido a áreas previamente autorizadas de bota-espera, onde passará por período de secagem e quarentena, antes de ser destinado a aterro sanitário licenciado, conforme determina a Resolução CONAMA 454/2012. O projeto contempla, ainda, medidas de proteção à fauna, prevenção de impactos ambientais e segurança da população, com a instalação de sinalização adequada, controle de ruídos e poeira, além da adoção de dispositivos de proteção contra erosão e novo assoreamento.
Recentes levantamentos feitos pela Folha junto ao Inea revelam que, por conta do despejo de esgoto, a lagoa de Araruama, na Praia do Siqueira, está imprópria para banho há cerca de 10 anos. A Prefeitura de Cabo Frio informou que a dragagem vai abranger toda a extensão da orla no bairro. A intervenção prevê melhorias significativas na qualidade da água e na balneabilidade da praia, restaurando o equilíbrio ambiental e devolvendo à população um espaço de lazer, turismo e pesca com mais saúde e segurança.
– A Lagoa, hoje, vai além do pescador. É claro que eles são as pessoas que mais vibram com a recuperação. Mas a Lagoa de Araruama, principalmente aqui na Praia do Siqueira, tem potencial de desenvolvimento econômico, turístico e sustentável. É aqui que fica o pôr do sol mais bonito de Cabo Frio. E recuperando a lagoa, a gente tem um proveito melhor desse paraíso - comentou o prefeito cabo-friense, Serginho Azevedo.
O projeto da dragagem acontece através de uma ação integrada entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Cabo Frio, junto com o Inea, responsável pelo monitoramento técnico e ambiental durante todas as etapas da intervenção, em conformidade com a Licença de Instalação nº IN103283, válida até abril de 2031.
A Prolagos também participa do projeto com a obra de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto da Praia do Siqueira. Segundo a concessionária, o investimento, de cerca de R$ 110 milhões, é estratégico e visa garantir a elevação da ETE ao nível terciário, que é a etapa mais avançada de tratamento. Também inclui a ampliação da capacidade média de operação com construção de novos decantadores e tanques com sistemas de aeração e desinfecção de última geração. O objetivo, segundo a Prolagos, é eliminar a matéria orgânica e garantir uma qualidade ainda maior do efluente devolvido ao meio ambiente, contribuindo diretamente para a preservação da Lagoa de Araruama. A ampliação e modernização da estação de tratamento está prevista para dezembro de 2026.





