quinta, 18 de dezembro de 2025
quinta, 18 de dezembro de 2025
Cabo Frio
25°C
Magnauto
ECONOMIA

Crise e mudança no consumo influenciam vendas de Natal no comércio de Cabo Frio

Enquanto a Associação Luta Pelo Comércio projeta crescimento no faturamento, a Acia prevê queda nas vendas devido à crise e ao novo comportamento do consumidor

18 dezembro 2025 - 11h12Por Redação
Crise e mudança no consumo influenciam vendas de Natal no comércio de Cabo Frio

Este ano o comércio de Cabo Frio vai entrar no período de Natal dividido entre otimismo e cautela. Enquanto a Associação Luta Pelo Comércio projeta crescimento no faturamento, a Associação Comercial (Acia) prevê queda nas vendas, impulsionada pela crise econômica e pela mudança de comportamento do consumidor.

Em entrevista à Folha, publicada na última edição impressa do jornal, o presidente da Associação Luta Pelo Comércio de Cabo Frio, Wagner Lucas Oliveros, disse que apesar de o ano não ter sido bom para o setor, a expectativa para o Natal é positiva.

– Nossa expectativa para o Natal é boa. A gente teve um ano aí que não foi bom, mas tem a expectativa de faturamentos 10% acima do ano passado - revelou, afirmando que os segmentos mais beneficiados neste período serão os ligados à moda como vestuário, calçado, moda íntima, moda praia e roupas no geral.

Renato Marins, presidente da Acia, vê a situação com mais cautela:

– A expectativa é de queda nas vendas em relação ao ano passado. As pessoas sempre vão comprar algum presente, só que mais barato por causa da crise. E eu vejo isso pela venda de mercadorias de Natal: o bacalhau está mais barato, mas com menos estoque à disposição porque a expectativa de vendas é menor. Ano passado, por exemplo, teve muito encalhe de mercadoria nos mercados. O setor da alimentação será o menos afetado nas vendas de fim de ano. O de tecnologia, mais ou menos, porque as pessoas dependem muito disso. Mas o setor de roupas e calçados será mais afetado pela queda nas vendas porque houve uma mudança no comportamento de consumo em todo o mundo - afirmou Renato.

Apesar da divergência sobre as vendas, os presidentes das duas entidades concordam que os consumidores devem sair às compras do presente de Natal nos próximos dias. A previsão, segundo eles, é de que isso aconteça já a partir desta semana. A exceção fica por conta dos mercados que, segundo Renato Marins, já registram algum movimento.

Os dois também concordam que o impacto nas vendas de Natal está diretamente ligado ao atual cenário econômico nacional, com alta nos preços de vários produtos.

– O cenário econômico no Brasil é muito ruim, mas a perspectiva é de faturamentos um pouquinho acima do ano passado, porque a gente teve alta de preços também. Isso influencia no preço do produto - defende Wagner. “Para o mercado de trabalho a situação melhorou, mas para o comércio, ainda temos muitos reflexos da pandemia”, completou Renato.

Sobre o mercado de trabalho, o presidente da Associação Luta Pelo Comércio afirma que as contratações temporárias para o período já começaram.

– E provavelmente esses funcionários têm chance de ser efetivados se eles trabalharem melhor do que os funcionários que já estão na empresa - explicou.

Leia Também

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar
Cultura

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

MEIO AMBIENTE

MPF aciona governo de Cabo Frio para cessar poluição em Comunidade Quilombola de Maria Joaquina

Ação pede medidas urgentes para impedir lançamento de esgoto, reparação integral dos danos ambientais e indenização mínima de R$ 1,2 milhão
Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original
Esportes

Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática
EDUCAÇÃO

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática