terça, 08 de julho de 2025
terça, 08 de julho de 2025
Cabo Frio
22°C
Geral

Construtora muda projeto e garante preservação da Casa dos Gago, no Portinho, em Cabo Frio

Condomílio de luxo será construído atrás do casarão centenário, que ainda aguarda decisão da Câmara sobre tombamento do imóvel

28 dezembro 2023 - 19h05Por Redação
Construtora muda projeto e garante preservação da Casa dos Gago, no Portinho, em Cabo Frio

A Casa dos Gagos será preservada e restaurada pela Construtora Modular. A novidade foi anunciada pelo vice-presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (CMUPAC), Lucas Muller. Segundo ele, a empresa teria acatado um pedido do Conselho para preservação e possível readaptação do projeto, fazendo um novo projeto onde a Casa dos Gagos e o jardim frontal seriam mantidos.

A notícia em torno da possível demolição do casarão, localizado em frente ao Canal do Itajuru (próximo ao monumento do Anjo Caído) foi veiculada pela Folha dos Lagos em março deste ano. Na ocasião, historiadores contaram que o prédio em estilo chalé normando pertencia à família do salineiro português Luiz João Gago (que ainda tem herdeiros na cidade). Ainda segundo eles, a construtora Modular teria solicitado à prefeitura autorização para demolir o casarão e construir um condomínio de luxo.

O projeto, de acordo com o site de venda dos imóveis, previa cerca de 16 casas com 200m² cada uma, opções de três ou quatro suítes, piscina, espaço gourmet privativos e duas vagas de garagem, entre uma série de outros benefícios. Em nota à Folha, na época, a Prefeitura de Cabo Frio confirmou a existência de dois processos em tramitação: um referente à demolição do casarão, e outro para a aprovação da construção do condomínio, mas que até aquele momento não havia sido emitida nenhuma licença.

Após a reportagem, a Casa dos Gago virou pauta dentro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, e motivo de discussão também na Câmara Municipal, com o vereador Davi Souza (PDT) pedindo o tombamento do prédio (o projeto segue tramitando na casa legislativa). Segundo Lucas, na última reunião de 2023 a construtora teria apresentado o novo projeto.

– O novo projeto foi readaptado a nosso pedido, e a Casa dos Gago será preservada. O empreendimento será construído atrás do casarão, mantendo-se também todo o jardim da frente do imóvel. É uma notícia muito boa porque esse tipo de adaptação já acontece em outras cidades brasileiras como Porto Alegre e Rio de Janeiro - contou Lucas.

Além deste assunto, o Cmupac também fechou 2023 com outros projetos importantes, como a solicitação de estudos para processo de tombamento da Perynas (inauguarad em 1957 pelo então presidente Juscelino Kubitscheck) e todo seu conjunto paisagístico (fábrica, casa de Miguel Couto, igreja e salinas), da antiga Estação de Trem de Cabo Frio, no Porto do Carro, e de quatro árvores centenárias da cidade: as figueiras do Portinho e do Algodoal, e também da Fazenda Campos Novos e de Unamar, em Tamoios.

– Começamos, também, o processo de melhorias e estruturação do Instituto Municipal do Patrimônio Cultural (IMUPAC) para a preservação de patrimônios municipais - contou Lucas.