sábado, 26 de abril de 2025
sábado, 26 de abril de 2025
Cabo Frio
23°C
Park Lagos
Park Lagos mobile
EM SILÊNCIO

Câmara de Cabo Frio aprova projeto de lei que proíbe fogos de artifício que façam barulho

Quem for pego soltando ou comercializando o artefato pode ser multado

07 julho 2022 - 15h37Por Redação

A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou, na manhã desta quinta-feira (7), por unanimidade, o projeto de lei 260/2022, de autoria do vereador Davi Souza (PDT), que proíbe a queima, a soltura, a comercialização de fogos de artifício de estampido e de qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso, na cidade.

O projeto de lei foi votado em regime de urgência depois de receber o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto agora segue para a sanção do prefeito José Bonifácio (PDT).

A cidade da Região dos Lagos é conhecida por ter um dos maiores festas de Réveillon do estado do Rio de Janeiro, atrás apenas da capital. 

De acordo com o projeto, quem descumprir a lei poderá ser multado em 150 vezes o valor da Unidade Fiscal Municipal (UFM), se a infração for cometida por pessoa natural; e 400 vezes o valor da UFM, se a infração for cometida por pessoa jurídica. Os valores das multas serão dobrados em caso de reincidência, entendendo-se como reincidência o cometimento da mesma infração em período inferior a 180 dias. 

A proibição vale para locais abertos e fechados, seja em áreas públicas ou particulares.

Segundo Davi Souza, a principal motivação do projeto de lei foi a preocupação com as pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

“Durante um período da história da nossa cidade, Cabo Frio era conhecida como a cidade dos fogos - tudo era motivo para soltar fogos. E, acompanhando a luta das mães de crianças autistas, eu pude ver como é grande o transtorno causado por esses fogos a essas famílias. Nosso projeto propõe que seja permitido apenas a comercialização de fogos luminosos, que não tenham efeitos sonoros. Assim, essas crianças terão um pouco mais de tranquilidade no seu dia a dia", afirma o vereador.

Segundo especialistas, os fogos barulhentos são prejudiciais porque causam problemas de processamento sensorial e as crianças tendem a lidar mal com eventos imprevisíveis, como o som de uma queima de fogos. Esta sobrecarga dos sentidos causa desconforto e até comportamentos agressivos, que podem levar a criança a se machucar quando em crise. Estes sintomas também são encontrados em adultos portadores do TEA.

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama