A Prefeitura de Cabo Frio oficializou a saída de Juarez Lopes da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento. A exoneração de Juarez, a pedido do próprio por razões pessoais, foi publicada na edição desta segunda-feira (31) do Diário Oficial. A secretária de Planejamento, Dhanyelle Garcia, vai acumular interinamente as duas pastas, até a nomeação de um novo titular para o Meio Ambiente.
Outra alteração confirmada nesta segunda (31) foi a saída de Rodolpho Campbell da Secretaria Adjunta de Esportes. A expectativa é que o vereador Felipe Monteiro (PDT) assuma o posto. Nenhuma das duas alterações ainda foi oficializada.
Com as movimentações, o primeiro escalão do governo José Bonifácio começa 2022 com uma configuração bem diferente da que iniciou o mandato, há 13 meses. Embora formalmente não tenha havido uma reforma no secretariado, as mudanças recentes alteraram bastante a cara do governo.
Recentemente, o sociólogo e professor Paulo Baía assumiu a pasta da Administração, no lugar do Coronel Ruy França, deslocado para a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Pública, no lugar de Aglaia Olegário.
Na área de Saúde, uma das mais visadas em tempos de pandemia, o antigo titular, Felipe Fernandes, também saiu alegando motivos pessoais, e deu vez a Érika Borges, que já atuava como secretária adjunta da Vigilância em Saúde e Atenção Primária.
Ao longo do ano passado, por diversas razões, ao primeiro escalão passou por alterações significativas. Na Educação, por exemplo, Flávio Guimarães não resistiu à crise de relacionamento com representantes sindicais do setor e foi substituído por Elicéa da Silveira.
Na pasta do Governo, importante para a interlocução com a sociedade e a articulação política junto à Câmara Municipal, Bonifácio recrutou o seu então líder de bancada no Legislativo, Davi Souza, depois de perder Aquiles Barreto, convidado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, a assumir a pasta da Integração Metropolitana na capital do estado.
Também houve modificações na Agricultura; Comsercaf; Assistência Social e Procuradoria Geral. Por sua vez, permanecem firmes no cargo os titulares da Fazenda (Daniella Mendes); Planejamento (Dhanyelle Garcia); Obras (Tita Calvet); Cultura (Clarêncio Rodrigues) e Turismo (Carlos Cunha), entre outros.

Mudança no Meio Ambiente é mais uma ocorrida no governo Bonifácio nas últimas semanas. - Crédito: Reprodução Portal RC24h


