Cabo Frio se prepara para uma temporada de verão 2026 com uma conectividade aérea inédita. Além da Aerolíneas Argentinas, outras duas grandes companhias aéreas argentinas (Andes e Flybondi) também anunciaram operações sazonais para o Aeroporto Internacional cabo-friense, marcando a consolidação da Costa do Sol como o principal destino fluminense para o público do país vizinho.
O reforço na operação internacional foi anunciado uma semana após a Folha dos Lagos ter noticiado que a Aerolíneas Argentinas confirmou a retomada dos voos ligando Buenos Aires e Rosário ao aeroporto de Cabo Frio. A operação acontecerá semanalmente, entre os dias 3 de janeiro e 5 de abril, sempre aos sábados e domingos.
Já a Flybondi, primeira companhia low cost da Argentina, anunciou que também vai apostar em Cabo Frio. A aérea confirmou voos charter a partir de Rosário, como parte de uma operação especial que somará mais de 280 voos durante o verão - um crescimento superior a 20% em relação à temporada anterior. A operação começa em janeiro de 2026.
Em seu site, a companhia informa que a partir de janeiro as operações para o Brasil serão destaque, com voos de Córdoba para Recife, Maceió, Florianópolis e Rio de Janeiro; de Rosário — que marca o retorno da empresa à cidade de Santa Fé — para Maceió e Cabo Frío; e de Salta para Florianópolis. Segundo informações, a operação começa no dia 3 de janeiro, e segue até 28 de março, sempre aos sábados.
– Os voos charter são uma vertente estratégica para o nosso negócio, pois nos permitem adaptar-nos às necessidades específicas do mercado. Exigem processos e formatos diferentes de um voo regular, que temos desenvolvido em conjunto com operadores turísticos com excelentes resultados nos últimos três anos. Para esta temporada de verão, projetamos mais de 280 operações, uma grande oportunidade para continuar crescendo e consolidar a Flybondi como um player-chave em conectividade - afirmou Javier Soto, Gerente Comercial da Flybondi, que opera na Argentina desde 2018 e já transportou mais de 16 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pela companhia aérea.
A Andes Líneas Aéreas, por sua vez, retomará seus voos para o Brasil com foco na Costa do Sol. A companhia informou que planeja operar frequências charter entre Buenos Aires e Cabo Frio, atendendo à crescente demanda de turistas argentinos por destinos de praia fora do circuito tradicional.
Além dos vôos internacionais, o Cabo Frio Convention & Visitors Bureau anunciou, na última semana, outra importante expansão da conectividade aérea para a Região dos Lagos. Após uma reunião estratégica com a Gol Linhas Aéreas e a Embratur, na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires (Argentina), está sendo articulada a criação de uma nova linha aérea ligando o Aeroporto Internacional de Cabo Frio ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Durante o encontro representantes da Embratur se comprometeram a subsidiar os estudos de viabilidade para o novo trecho. A agência informou que vai atuar no fornecimento de dados e inteligência de mercado, buscando demonstrar a demanda potencial e a viabilidade comercial do voo, atendendo a uma antiga e fundamental demanda do trade turístico da Costa do Sol.
Existe, ainda, a expectativa para a retomada das rotas da Azul Linhas Aéreas, articulado pelo prefeito cabo-friense Serginho Azevedo. Embora tenha investido em 214 voos extras entre Belo Horizonte e Cabo Frio entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, a empresa anunciou suspensão da operação a partir de março. Entre os motivos alegados estão os custos operacionais e a alta do dólar.