domingo, 06 de julho de 2025
domingo, 06 de julho de 2025
Cabo Frio
17°C
Park Lagos
HISTÓRICO

Cabo Frio 406 anos: edição especial pelo aniversário da cidade estará nas bancas neste sábado (13)

Jornal traz 12 páginas repletas de reportagens com histórias e paixões da nossa terra amada

12 novembro 2021 - 20h21Por Redação
Cabo Frio 406 anos: edição especial pelo aniversário da cidade estará nas bancas neste sábado (13)

Cabo Frio é semanalmente retratada nas páginas da Folha dos Lagos e não seria diferente quando a sétima cidade mais antiga do Brasil completa 406 anos de fundação. Como pede a ocasião, e é feito em todos os anos, o aniversário da 'nossa terra amada' ganhará neste sábado (13) uma edição especial e comemorativa: ampliada, com 12 páginas cheias de reportagens sobre pessoas, lugares e 'causos' que marcaram os seus pouco mais de quatro séculos de história. Enfim, edição de colecionador.

Uma diferente capa de autoria do talentoso ilustrador Felipe Freitas enuncia as manchetes que formam um amplo painel das características e costumes de um povo apaixonado pelo seu chão. Como Cardoso da Fonseca, o 'Poeta do Porto do Carro' e seu Mané Sapo, exímio contador de histórias, que têm suas trajetórias de vida contadas. 

Nome de proa na luta pela reforma agrária, o lavrador e líder sindical Sebastião Lan tem a biografia revisitada em reportagem especial do repórter Rodrigo Branco, que também assina matéria que remonta aos tempos da primeira Câmara Municipal, tão antiga quanto Cabo Frio. 

Nossa reportagem também trilhou os caminhos que levam à antiga estação férrea de Campos Novos, bem como rememora a história do Palácio das Águias, que está prestes a ser restaurado. Mais recente e não menos motivo de orgulho é o antigo boliche que existia na Rua Francisco Mendes, cujas memórias seguem vivas para os antigos frequentadores, então adolescentes, hoje adultos que contaram suas experiências com um sorriso nos lábios e um ar juvenil. 

Motivos para inspirar seus escritores não faltam em Cabo Frio, cuja Academia de Letras passa por um processo de revigoramento na missão de levar adiante o legado do primeiro romancista brasileiro, Teixeira e Sousa. A edição especial traz ainda entrevistas com o historiador Luiz Guilherme Scaldaferri e o professor Yuri Vasconcelos, sobre o livro infanto-juvenil da Sophia Editora que conta a história da cidade para os menores, e também um bate-papo com o sociólogo Paulo Baía, que relaciona Cabo Frio à Independência do Brasil, que completa 200 anos em 2022. 

Conteúdo simplesmente imperdível que vai estar cedinho nas bancas da região e também vai fazer parte do acervo do jornal, que passa por processo de reorganização. Afinal, são 31 anos fazendo o que a Folha faz como ninguém: contar com amor a história de nossa gente.