A Praia do Peró, em Cabo Frio, vai hastear a Bandeira Azul (selo internacional de qualidade ambiental) pelo sexto ano consecutivo. O júri internacional do programa aprovou 31 praias e 11 marinas, que as tornam aptas a receber a certificação Bandeira Azul na temporada 2023/2024. A Praia do Forno, em Búzios, também continua com a certificação.
Na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, o destaque é para a Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e a Praia de Ubás, em Iguaba Grande, que se tornam as primeiras praias de lagoa de água salgada certificadas no Brasil. Outros destinos de seis estados também serão contemplados.
No total, 42 locais receberão as bandeiras na cerimônia de entrega nacional, que ocorre no dia 27 de outubro, em evento presencial na Tedesco Marina, em Balneário Camboriú/SC. Neste ano, a temporada Bandeira Azul Brasil inicia no primeiro dia de novembro.
Pioneira na conquista da Bandeira Azul no interior fluminense, a Praia do Peró tem 7,2 quilômetros de extensão e águas cristalinas. Os Amigos do Peró, que defendem a preservação da praia, lutaram pela conquista do selo e desde então contam com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria do Meio Ambiente.
-- A comunidade do Peró assumiu um compromisso de pertencimento com a Bandeira Azul e a preservação da restinga que vai da Praia das Conchas ao Pontal, um cenário maravilhoso na Costa do Sol – disse a secretária de Meio Ambiente de Cabo Frio, Rosalice Fernandes.
A conquista reflete o compromisso dos locais certificados com a excelência ambiental e o turismo sustentável. Na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, o destaque é para a Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e a Praia de Ubás, em Iguaba Grande, que se tornam as primeiras praias de lagoa de água salgada certificadas no Brasil. Outros destinos de seis estados também serão contemplados.
Neste ano, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul contou com a participação de organizações internacionais renomadas, como a FEE – Foundation for Environmental Education.
CONFIRA A LISTA DE PRAIAS APROVADAS:
Praias certificadas (Temporadas 2023/2024)
Renovações:
Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL
Praia de Paraíso, Guarajuba, Camaçari – BA
Praia da Espera, Itacimirim, Camaçari – BA
Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA
Praia do Cumbuco, Caucaia – CE
Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ
Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
Praia do Sossego, Niterói – RJ
Praia das Pedras de Itaúna, Saquarema – RJ
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC
Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC
Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
Praia da Conceição, Bombinhas – SC
Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC
Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
Praia Grande, São Francisco do Sul – SC
Praia da Saudade, São Francisco do Sul – SC
Praia do Tombo, Guarujá – SP
Primeira temporada:
Praia da Viração, Salvador – BA
Praia da Azeda Azedinha, Armação de Búzios – RJ
Praia de Ubás, Iguaba Grande – RJ
Prainha, Rio de Janeiro – RJ
Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ
Praia das Pedras de Sapiatiba, São Pedro da Aldeia – RJ
Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras – SC
Prainha de Itá, Itá – SC