terça, 29 de abril de 2025
terça, 29 de abril de 2025
Cabo Frio
24°C
Magnauto
Magnauto site
MEIO AMBIENTE

Alerta na Laguna de Araruama: orla da Praia do Siqueira é tomada por algas de esgoto

'Eutrofização' pode ser minimizada com nova estação de tratamento

29 janeiro 2025 - 19h18Por Redação
Alerta na Laguna de Araruama: orla da Praia do Siqueira é tomada por algas de esgoto

Turistas, moradores e visitantes da Praia do Siqueira notoram, nas últimas semanas, o surgimento de muitas algas na orla da Lagoa de Araruama. O fenômeno, chamado de “eutrofização”, é causado, segundo especialistas, pelo aumento de nutrientes na água, como nitrogênio e fósforo, provenientes do despejo de esgoto. Em conversa com a Folha, o biólogo Eduardo Pimenta confirmou que o problema é mais comum nesta época do ano.

– Alta temporada, aumento de três a cinco vezes da população, período de muita chuva, sistema de tratamento a tempo seco (quando chove, as comportas são abertas, e os efluentes são despejados na lagoa), e aí, pontualmente, acontece esse fenômeno em cerca de 15% a 20% da lagoa nessa época do ano. É claro que isso afeta pontualmente as comunidades dessas enseadas, que ficam sujeitas a essa proliferação excessiva de algas por conta desses fatores, e elas reclamam com todo direito. Mas o restante (80% do corpo hídrico) está em boas e ótimas condições – explicou.

A situação da Praia do Siqueira é a mesma registrada em São Pedro, no bairro Mossoró, conforme denunciou a Folha na última edição impressa. Imagens enviadas por moradores ao jornal revelam trechos tomados por uma espessa camada de sujeira, onde é possível observar a água praticamente estagnada, contaminada por resíduos sólidos e com vegetação em decomposição.

– Além do sistema a tempo seco, outro fato muito importante é que nessa época do ano o calor é muito intenso: a água da lagoa fica muito quente e isso favorece o surgimento de algas – explicou Pimenta, revelando que um fato que vai possibilitar melhoria desses e outros pontos da lagoa, é a obra de requalificação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) locais, que estão sendo elevadas ao nível terciário (onde o efluente final é água de reúso). 

Segundo Pimenta, a mudança vai fazer com que as estações passem a reter o nitrogênio e do fósforo, que hoje são despejados na Lagoa de Araruama, minimizando os problemas atuais. Mas a solução mesmo, segundo ele, só virá quando houver a construção de um emissário submarino.

Enquanto isso não acontece, a Prolagos segue com a obra de ampliação da ETE da Praia do Siqueira, que terá a capacidade média de tratamento aumentada em cerca de 50%. Os investimentos começaram a ser feitos em abril do ano passado. Em novembro a concessionária já havia concluído 60% da primeira etapa. Também recebeu dois equipamentos para o tratamento preliminar do sistema. Com mais de seis toneladas, 12 metros de comprimento e três de altura, eles são fundamentais para o início do processo de tratamento do esgoto. Na época, o coordenador de Engenharia da Prolagos, Luis Henrique Antas, revelou que no início deste ano a concessionária daria início à implantação de decantadores e tanques biológicos, ampliando o tratamento convencional.

Outro ponto importante para o andamento dessa obra começou a ser solucionado esta semana. Em entrevista à Revista Cidade, o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Nogueira, afirmou que a Prefeitura finalmente vai resolver um impasse gerado na liberação de um terreno para a ampliação da ETE da Praia do Siqueira. Uma reunião técnica sobre o assunto foi realizada nesta terça (21) na sede do governo municipal com a presença de técnicos da Prefeitura e da Prolagos.

Segundo Jailton, o prefeito Serginho Azevedo pediu celeridade no processo de licenciamento de um terreno que fica entre a Morada do Samba e a Estação de Tratamento de Esgoto da Praia do Siqueira. “Ficou decidido que vamos licenciar pelo município para ter segurança sobre possíveis compensações a pedir se a área tiver vegetação nativa. E, com isso, teremos a celeridade necessária para atender essa expansão ali no terreno ao lado”, explicou.

À Folha, a Prolagos confirmou que “já está em tratativas avançadas com a nova administração da Prefeitura de Cabo Frio, que é a responsável pela liberação do terreno que será utilizado para a próxima fase da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto localizada na Praia do Siqueira”.

Leia Também

Editora cabo-friense, Sophia expõe obras em feira de livro de Belo Horizonte
Cultura

Editora cabo-friense, Sophia expõe obras em feira de livro de Belo Horizonte

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio