sexta, 25 de abril de 2025
sexta, 25 de abril de 2025
Cabo Frio
23°C
Park Lagos
Magnauto site
VOAR, VOAR, SUBIR, SUBIR...

Saquarema recebe Campeonato Mundial de Paramotor até 30 de abril

Pela primeira vez, evento é disputado em uma cidade das Américas

21 abril 2022 - 11h17Por Redação

Que Saquarema é a cidade do surf e do vôlei, todo mundo já sabe. Mas, agora, um outro evento esportivo chega para fincar bandeira no município. De 20 a 30 de abril, será a vez do 11° Campeonato Mundial de Paramotor Clássico FAI ser realizado na cidade, com a participação de mais de 100 atletas. Nesta quarta (20), foi realizada a abertura oficial do evento, na Casa do Canto Beach Club, em Itaúna.

 O evento 

O céu de Saquarema ficará ainda mais bonito. Pilotos de países como o Brasil, França, Tailândia, Itália, Japão, Índia, Qatar, Espanha, Portugal, Bélgica, Inglaterra, República Tcheca, Estados Unidos e outros, estarão competindo na cidade, marcando a estreia do continente americano como sede de um mundial da modalidade. 

Para esta edição, a Confederação Brasileira de Paramotor - CBPM escolheu Saquarema para ser sede do evento. “A infraestrutura da cidade atrai pilotos de todo o Brasil ao longo do ano. O clima ajuda, a atmosfera da cidade é ótima, a população curte muito os esportes e queremos mostrar tudo isso para os atletas do mundo todo”, destaca Lula Laghi, presidente da CBPM e integrante da organização do evento. 

A programação

Dia 21 de abril - Primeira reunião de líderes de equipe - 08h às 10h. Treinamento oficial - 11h até o pôr do Sol. 22 de abril - Treinamento oficial - 07h às 14h. Abertura de voo em formação -15:30h (Aeroporto local). Cerimônia/desfile de abertura - 16h (Ilha da Igreja). 23 a 30 de abril - Dias de voo da competição. 30 de abril - Entrega de prêmios e cerimônia de encerramento. As datas e horários estão sujeitos a mudanças e estas serão postadas no website e mural da Confederação Brasileira de Paramotor.

O que é o Paramotor?

O Paramotor é uma modalidade esportiva composta de um parapente com motor e hélice, que dá propulsão, propiciando a decolagem de qualquer local, diferente do voo livre que, normalmente, depende de um morro para decolar. A programação WPC 2022 será dividida em três dias de treinamento para os pilotos reconhecerem a área e ajustarem seus equipamentos e, posteriormente, sete dias de competição que serão iniciadas ao amanhecer e encerradas ao pôr do sol. Os pilotos competem em provas de economia, navegação e precisão em busca de seus títulos. 

Movimentação econômica

Além do piloto, técnicos, mecânicos e ajudantes compõem a equipe de cada participante. As mais de 500 pessoas envolvidas direta e indiretamente na organização, além do público que acompanha as competições, prometem movimentar a economia da região ao longo do evento.

De acordo com a prefeita Manoela Peres, Saquarema está se projetando como um importante polo turístico e esportivo, atraindo competições de diversas modalidades. “Este tipo de turismo é diferenciado, é qualificado e traz muito retorno à cidade e ao trade turístico. As expectativas são as melhores, tendo por base as etapas do Mundial de Surf e do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, afinal, há um fomento na economia, no turismo, na geração de empregos e na visibilidade que a cidade ganha com a transmissão dos campeonatos em diversos canais de TV e internet em todo o mundo”, destaca.

Voar é divino

O número de novos adeptos do Paramotor cresce extraordinariamente em Saquarema, segundo os especialistas do ramo. “Para nós que praticamos o esporte na cidade há mais de dez anos, é incrível ver esse aumento na procura por voos. Os números são impressionantes. A busca pelo esporte cresce cerca de 80% por ano na cidade. Recebemos visitantes de diversos cantos do país em busca de adrenalina e segurança em voos especiais”, revela Marcio Billu, instrutor de Paramotor e Voo Livre da Escola de Paramotors.

Exemplo disso é Glenda Cochran, 50 anos, atualmente moradora do Texas, nos Estados Unidos. Através de um post no Instagram, ela conheceu o esporte e entrou em contato com o instrutor Marcio Billu. “Eu fiquei surpresa ao descobrir que voar é muito seguro quando é praticado dentro das regras e ensinado por pessoas capacitadas”. Ela fez um curso intensivo de quinze dias para aprender as técnicas do Paramotor e não imaginava que em tão pouco tempo já estaria voando. “Cada vez que eu voo, é como a primeira vez. É uma sensação de liberdade, leveza, paz, sem contar a contemplação privilegiada da natureza. Voar é divino e tenho orgulho de dizer que Saquarema é o meu berço do Paramotor e um lugar de uma maravilha esplêndida, com um cenário extraordinário.”

O 11° Campeonato Mundial de Paramotor Clássico (FAI 11th FAI WPC2022) é uma realização da Confederação Brasileira de Paramotor com patrocínio da Prefeitura de Saquarema, Sol Paragliders e Vittorazi.

 

 

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama