Dois jovens atletas do Jiu Jitsu de Cabo Frio subiram novamente ao pódio este mês. Juntos, Maria Júlia Teixeira Granja (Maju), de 13 anos, e o irmão João Lucas Teixeira Granja (Surfistinha), 7 anos, acumulam a impressionante marca de 82 títulos e cinturões em pouco mais de dois anos de competições.
O último foi no Vitória International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship 2025, no Ginásio Tancredão, em Vitória (ES). Maju foi campeã Infanto Juvenil 2, peso leve, faixa cinza, e João ficou em segundo lugar na categoria Mirim 1, peso pena, faixa cinza.
O resultado atual é apenas mais um na longa lista de vitórias que os irmãos cabo-frienses acumulam. Em outubro do ano passado os dois foram destaque na Folha dos Lagos, e desde então já conquistaram mais 20 títulos em apenas 10 meses. Na época, a mãe deles lembrou que a opção pela prática do Jiu Jitsu não tinha nada haver com competições: o objetivo, segundo ela, era apenas canalizar a energia do João.
– O João sempre foi muito agitado, então, quando tinha 5 anos, o levei para o Jiu Jitsu. Logo depois (em 2023), a Maju também começou a treinar, se interessou rapidamente pelas competições, e logo na estreia ficou em segundo lugar - relembrou a mãe dos atletas, Anielly Teixeira.
Mas nem tudo foi alegria. Logo no primeiro ano de competição, Maju sofreu uma fratura na clavícula e precisou ficar sete meses longe dos tatames. Enquanto isso, João Lucas intensificou sua participação em competições,conquistando mais medalhas em homenagem à irmã.
Agora os irmãos começam a se preparar para o “Cabo Frio National Open 2025”. Organizada pela Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Rio de Janeiro (FJJD-Rio), em parceria com a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Desportivo (CBJJD) e apoio da Prefeitura de Cabo Frio, a competição será nos dias 13 e 14 de setembro, no ginásio da Universidade Estácio, no Braga, e é válida como uma etapa do Circuito Mineirinho Costa do Sol de Jiu-Jitsu Desportivo. Uma das novidades deste ano é a inclusão do Para Jiu-Jitsu, organizado em parceria com a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP).