No próximo dia 31 de maio, atletas de várias partes do país desembarcam em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, para disputar uma das etapas do ADCC Open, um dos eventos mais prestigiados do mundo no grappling (modalidade de luta que dispensa socos e chutes, focando em técnicas de quedas, controle corporal e finalizações no solo, como estrangulamentos e chaves). Entre os competidores, um jovem talento de Cabo Frio chama atenção: Luiz Gabriel Neto, um faixa branca de apenas 15 anos. Ele vai representar a cidade em busca de um lugar no pódio.
Bastante popular entre praticantes de jiu-jitsu, judô e wrestling, o grappling tem crescido no Brasil, especialmente com o reconhecimento internacional do ADCC (Abu Dhabi Combat Club), maior organização do mundo dedicada ao grappling. Embora tenha descoberto o Jiu Jitsu há apenas um ano (através de um projeto social), Luiz Gabriel está animado para a competição, principalmente por ter conquistado um segundo lugar no início deste mês em Barueri (São Paulo), durante o Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu (promovido pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu / CBJJ).
À Folha, Luiz contou que conquistou o pódio na categoria peso pena juvenil 1. Atualmente ele treina na Brazilian Top Team Cabo Frio, onde vem se preparando também para a competição na serra.
– O Campeonato Brasileiro foi meu primeiro grande campeonato. Fiz bastante preparação física e treinei Jiu Jitsu duas vezes por dia. O resultado não foi o esperado: eu fiz quatro lutas e perdi a final. Mas graças a Deus eu fiquei no pódio - revelou o atleta, que nasceu em Juiz de Fora (MG), mas mora em Cabo Frio e estuda na Escola Municipal Alfredo Castro.
Agora, Luiz Gabriel foca suas energias no ADCC Open. Com a experiência adquirida no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu e nos intensos treinos na Brazilian Top Team Cabo Frio, o jovem atleta espera dar o seu melhor na competição. A expectativa é de aprender mais e seguir se desenvolvendo no esporte.