sábado, 26 de abril de 2025
sábado, 26 de abril de 2025
Cabo Frio
23°C
Magnauto
Park Lagos mobile
Esportes

Atleta cabo-friense assina contrato com clube de Portugal

Rhuan acaba de ser anunciado no GD Valpaços para a temporada 23/24

05 setembro 2023 - 13h01Por Cristiane Zotich
Atleta cabo-friense assina contrato com clube de Portugal

O atleta cabo-friense Rhuan Davi Santos Almeida, 25 anos, realizou o sonho de jogar na Europa. Em 2020 ele começou a atuar no futebol português e, desde o dia 1º de setembro de 2023, reforça a defesa do GD Valpaços para a temporada 23/24.

– Meu primeiro clube aqui em Portugal foi o Centro Desportivo e Cultural de Carção, ao qual tenho total gratidão por abrir as portas para que eu pudesse começar a minha caminhada no futebol europeu - contou Rhuan à Folha dos Lagos.

Antes de se mudar para Portugal, Rhuan deixou sua marca em alguns clubes brasileiros. Aos 17 anos, teve a oportunidade de chegar até a base do Botafogo (líder isolado do Brasileirão 2023). Cabo-friense de nascimento, aldeense de coração (ele passou toda a infância no bairro Porto do Carro), o jogador atuou, ainda, no CEAC de Arraial do Cabo (Campeonato Carioca sub17), Clube Força Jovem CE e, antes de viajar para Portugal, fez parte do Clube SEB Búzios, com o treinador Gugu Braga e Pedro Rocha. Mas o início foi nas tradicionais escolinhas de bairros, algo que se orgulha até hoje.

– Iniciei minha caminhada no futebol através da Escolinha do Cabo Frio Esporte Clube, aos 14 anos, com o treinador Henrique da Silva, campeão pelo Clube Olímpia da Copa Libertadores em 2002, e com o treinador Renato Penco. Também fiz parte da Escola de Futebol Associação Desportiva Jardim Esperança, com o treinador Rafael Silva e Léo Vianna. Isso mostra a importância de se criar projetos em bairros de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, São Jacinto, Jacaré, Jardim Esperança... Muitos jovens procuram praças,  campinhos, áreas de lazer, mas infelizmente muitos desses lugares estão abandonados – contou Rhuan.

Entre CDC Carção até o atual GD Valpaços, o atleta cabo-friense também já emprestou seu talento para o FC Vinhais e Vila Flor SC.

– Na minha saída do FC Vinhais surgiu uma proposta do Vila Flor SC, clube onde joguei 17 partidas e marquei um gol. Após essa passagem surgiram algumas propostas também para o futebol da Mongólia, mas junto com o meu empresário resolvi permanecer em Portugal e aguardar uma proposta melhor - contou.

À Folha, Rhuan contou que a vida de atleta na Europa tem vários pontos positivos. Ele destaca, por exemplo, a maior visibilidade no futebol e valorização do talento. “Mas é preciso trabalhar todos os dias para conseguir os resultados necessários”, reforça. No entanto, os desafios também são grandes.

– Sem dúvidas a distância da família é o maior deles. Conviver com a distância nunca é fácil: perdemos para sempre esse tempo longe dos nossos familiares, e é um tempo que não volta mais. Porém, na vida precisamos sempre tomar decisões que lá na frente, sem dúvidas, terá resultado positivo. Foi isso que fiz e não me arrependo - avaliou.

A escolha pela carreira no futebol de Portugal não trouxe apenas boas condições profissionais e reconhecimento, mas também uma nova forma de olhar para o esporte. Segundo Rhuan, a oportunidade também serviu para que ele percebesse detalhes dentro e fora dos campos, além de leituras táticas que ele disse nunca ter visto antes. 

– Acredito que essa é hoje a minha maior conquista. Mas ainda tenho muitos sonhos. Sem dúvidas um deles é chegar a um clube de maior expressão e conseguir ajudar mais a minha família através do meu futebol.

E para os jovens que sonham em um dia trilhar os mesmos passos de Rhuan, ele dá um conselho:

– Em primeiro lugar está a escola. Creio que nada disso que hoje eu estou conquistando seria possível sem meus estudos, sem a educação,  sem a formação. Inclusive quero deixar um agradecimento aqui para o Ciep 262 Curvelina Dias Curvello e Escola Municipalizada Lucinda Franciscone Medeiros (ambas no Porto do Carro), e a todos os professores pelo ensino e por terem feito parte dessa história.

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama