Fechado há pouco mais de um ano e dois meses, por conta de diversos problemas que ameaçavam a estrutura do prédio, o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb vai finalmente abrir suas portas novamente. Será no dia 28 deste mês, durante a programação da Semana Teixeira e Souza.
O teatro estava com problemas estruturais no palco, na arquibancada, que conta com 270 poltronas, todas fixas, e no teto, com rachaduras e goteiras, além da presença de cupins.
– Quando recebemos o teatro, decidimos não abri-lo, porque se mais de 15 pessoas subissem no palco, por exemplo, ele ia afundar, por falta de manutenção – disse o superintendente de Cultura da Prefeitura de Cabo Frio, Carlos Ernesto Lopes, o Carlão.
Na abertura, haverá quatro eventos que fazem parte da programação da Semana Teixeira e Souza. A exposição coletiva ‘Descrevendo em arte paisagens ao romancista’, às 18h, vai abrir as portas do teatro. Depois, às 18h30, haverá a entrega das comendas Teixeira e Souza, seguida da mesa redonda ‘Cabo Frio na literatura do escritor José Lins do Rêgo’, às 19h, e de apresentações teatrais do grupo Oficena, às 20h.
O diretor do teatro, Ítalo Luis, considera que a reabertura é um “presenta para a cidade de Cabo Frio”.
– O teatro de Cabo Frio é a casa de todas as artes, um espaço aglutinador.
Programação
Um edital será publicado a cada seis meses, dando as diretrizes do tipo de programação que o teatro abrigará. Desta forma, produtores ou artistas que queiram utilizar o espaço terão que apresentar um projeto à comissão da secretaria de Cultura, que avaliará se a proposta se encaixa no edital.