sexta, 25 de abril de 2025
sexta, 25 de abril de 2025
Cabo Frio
23°C
Park Lagos
Park Lagos mobile
LITERATURA

Semana Teixeira e Souza terá programação em escolas da área rural de Cabo Frio

Programação começa no próximo dia 21 e segue até dia 28 de março

18 março 2025 - 13h17Por Redação
Semana Teixeira e Souza terá programação em escolas da área rural de Cabo Frio

De 21 a 28 de março Cabo Frio vai se transformar em um grande palco cultural para celebrar a 34ª edição da Semana Teixeira e Sousa. Mais do que um evento tradicional, a programação presta homenagem a um dos grandes pioneiros da literatura brasileira e reforça a importância da cultura local. Criada pela Lei Municipal nº 1.106/91, a Semana faz parte do calendário oficial do município desde 2012 e, com sua relevância crescente, passou a integrar também o calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro pela Lei Estadual nº 6.290/12.

Para a edição de 2025, a Folha confirmou que haverá uma série de novidades. A abertura, por exemplo, contará com um grande show na Avenida Assunção, em frente à Casa de Cultura José de Dome (Charitas), com a participação de artistas locais. Além disso, a programação, antes restrita a escolas municipais da área central de Cabo Frio, será ampliada para atender também unidades educacionais da zona rural, incluindo Angelim, Pacheco e São Jacinto. Outra novidade é a criação do Centro de Cultura e Memória Teixeira e Sousa no bairro Jardim Esperança. De acordo com fontes da Folha, o espaço será instalado onde antes funcionava o Restaurante Popular.

Até o fechamento desta matéria, a programação oficial ainda não havia sido divulgada, mas o jornal confirmou que haverá feira literária, apresentações de jongo e capoeira, exposição de artesanato, palestras e lançamentos literários.

O evento é uma homenagem ao escritor, poeta e dramaturgo cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, autor de “O Filho do Pescador”, considerado o primeiro romance brasileiro. Ele era filho do comerciante português Antônio Gonçalves, e de Ana Teixeira de Sousa. Considerado o maior expoente da literatura brasileira, Machado de Assis, aos 16 anos, se referiu a Teixeira e Sousa como “o gênio adormecido”. O apelido deu origem a um poema publicado por Machado em 1855 no periódico “Marmota Fluminense”, com o objetivo de reverenciar o escritor cabo-friense.

Antes de ser publicado como livro, “O Filho do Pescador” foi veiculado em rodapés do folhetim “O Brasil”, entre 6 de julho e 22 de agosto de 1843. Logo depois, no mesmo ano, foi impresso pela tipografia de Francisco de Paula Brito, de quem Teixeira e Sousa veio a se tornar amigo e sócio. Ao longo do século 20 até os dias atuais, raras foram as edições da obra. Em 2024 (181 anos após o primeiro lançamento), a obra voltou a ganhar destaque em todo o Brasil através da Sophia Editora, que lançou uma edição especial e comentada.

O projeto, segundo o editor Rodrigo Cabral, visa não apenas encantar os já admiradores de Teixeira e Sousa, mas também despertar o interesse de novos leitores, ávidos por descobrir os grandes prosadores e poetas que formam a árvore genealógica da literatura brasileira até os tempos de hoje.

O livro, originalmente dividido em 20 capítulos, conta com 595 notas, quase todas elaboradas pelo doutor em Letras pela UFRJ Gustavo Rocha, além de apresentação da professora Hebe Cristina da Silva, mestre e doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, cuja tese de doutorado estabelece relações entre os escritos de Teixeira e Sousa e o contexto de formação do romance brasileiro. A obra também conta com texto de orelha assinado pelo jornalista e sociólogo José Correia Baptista.

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama