quinta, 14 de agosto de 2025
quinta, 14 de agosto de 2025
Cabo Frio
20°C
Cultura

Semana Decolonial celebra saberes de mulheres artistas e cozinheiras de São Pedro da Aldeia

14 agosto 2025 - 17h33Por Redação
Semana Decolonial celebra saberes de mulheres artistas e cozinheiras de São Pedro da Aldeia

Começa nesta sexta-feira (15) e segue até o dia 23 de agosto a “IV Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia: Arte e Culinária Tradicional de Mulheres Aldeenses”. Realizado pela Coletiva Gecay, o evento é gratuito e integra as comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, com o objetivo de dar visibilidade aos saberes locais e ampliar o acesso ao conhecimento sobre os patrimônios do território sob uma perspectiva decolonial, destacando práticas e histórias que, por muito tempo, ficaram invisíveis.
Desde 2022, a Semana Decolonial acontece anualmente para valorizar a memória e a identidade do município. Este ano, o foco está nas mulheres artistas e cozinheiras da cidade. A programação inclui mapeamento, inventário virtual, rodas de conversa, feira “Da Terra e do Sal”, oficinas, apresentações culturais e a exposição “Mãos da Terra – Mulheres que Nutrem o Território de São Pedro da Aldeia”.

A abertura será no dia 15, às 18h30, no Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, com a inauguração da exposição “Mãos da Terra”. Com curadoria de Ericka Hock e Mayara Árvore, a mostra reúne obras de Aline Arco-Íris, Alzira Rufina, Ana Paula Gonçalves Pinheiro de Souza, Dulce Rodrigues de Souza dos Santos, Jane Monteiro da Silva da Silveira, Maria de Jesus Figueiredo, Maria Pompéia dos Santos Bonze, Mayara Árvore e Rosângela Guimarães Ribeiro.

No dia 18, das 9h às 13h, acontece a Oficina de Culinária na Fazenda Sergipe (Estrada da Sergeira, 150, Sergeira), com Maria de Jesus e participação de Mirian dos Santos, liderança do Assentamento Emiliano Zapata. A mediação será da nutricionista e pesquisadora Amábela Avelar Cordeiro (UFRJ/Macaé).

No dia 19, das 18h às 21h, a Professora Jaqueline Emília ministra a Oficina de Artes com Fibra de Bananeira no CIEP Gabriel Joaquim dos Santos (Estrada dos Passageiros, s/n, São João). Já no dia 22, também das 18h às 21h, a pescadora e secretária da Associação dos Pescadores Artesanais e Amigos da Praia da Pitória, Juliana Cordeiro, comanda a Oficina de Biojoias na sede da associação (Rua Prefeito José Guimarães, s/n, Porto da Aldeia).

O encerramento será no dia 23, das 14h30 às 19h, novamente no Museu Regional do Sal, com a palestra “Gecay é Alimento” pela Coletiva Gecay, apresentação musical da Coletiva Ventarolas e a feira local “Da Terra e do Sal”.

Durante toda a semana, o Museu do Sal também recebe a Exposição de Mulheres da Culinária e das Artes Tradicionais de São Pedro da Aldeia, com monitores para recepção e mediação. As obras contam com QR Codes que oferecem descrições detalhadas, tornando a experiência mais acessível e interativa. Todas as atividades são gratuitas, mas para participar das oficinas é necessário se inscrever previamente pelo link disponível na bio do Instagram @coletivagecay.