Um episódio histórico para a cultura aldeense e de toda a Região dos Lagos. A inauguração do Cine São Pedro será nesta sexta-feira (23/05), às 18h, no bairro Nova São Pedro. O espaço é o segundo do Brasil a ser entregue por meio do programa “Cinema da Cidade”, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) e o Governo Federal. O Cine São Pedro abriga duas salas de cinema, com capacidade para 78 e 96 lugares, e atenderá a população com ingressos a preços populares.
A noite de inauguração terá apresentação musical do cantor Buchecha, inspiração do filme “Nosso Sonho”, que será exibido ao público a partir das 19h. Um telão será instalado na área externa do complexo, através do projeto Cine Enel, com realização da Novo Traço e patrocínio da Enel via Lei de Incentivo à Cultura.
Com investimento de aproximadamente R$ 4,7 milhões, o Cine São Pedro é resultado de um convênio firmado com o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e financiamento da Caixa Econômica Federal, com execução da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
O projeto integra a estratégia do Estado de interiorizar o acesso à cultura e descentralizar investimentos no setor audiovisual. A secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, destacou que o cinema vai gerar emprego, renda e oportunidades de negócios para o mercado de audiovisual na região.
Com a entrega do Cine São Pedro, o município passa a integrar um grupo pioneiro no cenário cultural brasileiro. A primeira unidade do programa foi inaugurada em Miracema, no Noroeste Fluminense, e já registra uma média de 2.400 espectadores por mês. Com uma população quase quatro vezes maior, São Pedro da Aldeia tem expectativa de público ainda mais expressiva.
Sobre o cinema – Localizado na Rua Francisco Santos, s/nº, no bairro Nova São Pedro, o novo complexo cultural foi construído em um terreno de 2.739 metros quadrados cedido pela Prefeitura e conta com duas salas de cinema — uma 2D com 96 lugares e outra 3D com 78 assentos — totalizando 174 lugares.
Todo o espaço foi planejado com critérios de acessibilidade, garantindo inclusão para cadeirantes, pessoas com deficiências motoras e obesidade. A estrutura também contempla bilheteria, bomboniere, sala administrativa, vestiários, sanitários masculino e feminino, além de ambientes de circulação livre.