sexta, 25 de abril de 2025
sexta, 25 de abril de 2025
Cabo Frio
24°C
Park Lagos
Magnauto site
Cultura

Retratos da Cultura em Cabo Frio: teatro fechado e artistas sem receber pagamentos de editais

Profissionais do setor em Cabo Frio listam reclamações sobre descaso do poder público

20 maio 2024 - 16h16Por Redação
Retratos da Cultura em Cabo Frio: teatro fechado e artistas sem receber pagamentos de editais

Fechado há sete anos e cinco meses, o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb (que faz 27 anos este ano), em Cabo Frio, segue sem nenhuma previsão de obras. A única informação oficial disponibilizada pelo governo municipal foi em dezembro do ano passado: um comunicado no Portal da Transparência informando que “na data e hora designados (para a licitação, no dia 7 de dezembro de 2023, às 10h), nenhum licitante compareceu ao certame”, que foi considerado “deserto”. 

Desde então o governo municipal cabo-friense vem se negando a prestar qualquer tipo de informação sobre a possibilidade de uma nova licitação, reforma e reabertura do teatro: nos últimos cinco meses, a Folha teve quatro pedidos de informações ignorados pelo governo municipal: um em janeiro, outro em março, outro no dia 30 de abril, e o último nesta semana.
A licitação seria por tomada de preços em regime de empreitada com valor global de R$ 510.585,51. Em novembro, antes de ser exonerado pelo governo Magdala Furtado, o então secretário de Cultura, João Felix, informou à Folha que o projeto previa execução em duas etapas, sendo a primeira a estrutural (que também abrange além da pintura e outros reparos) e a segunda da Caixa Cênica.

Em 31 de dezembro de 2023 João foi exonerado, e no dia 5 de janeiro deste ano Márcio Lima Sampaio, filho da ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi empossado novo secretário de Cultura de Cabo Frio. Desde então a reforma do teatro municipal passou a ser assunto não comentado, e com pedidos de informações ignorados.

Em abril do ano passado a Folha chegou a lançar a campanha “Eu quero teatro”, com participação de pessoas locais ligadas à cultura, como os produtores Olavo Carvalho, Lucas Muller e Marilac, o dançarino Alan Lobato, os atores José Facury, Silvana Lima e Max Magalhães, a memorialista Meri Damaceno, os os músicos Júnior Carriço e azul Cazu, além de grandes nomes da TV, cinema e teatro nacional, como Nelson Freitas e Oscar Magrini.

PAGAMENTOS COM ATRASOS – Artistas cabo-frienses denunciaram à Folha que enfrentam falta de respostas do governo municipal com relação ao repasse das verbas dos editais da Lei Paulo Gustavo. Segundo eles, “embora o dinheiro esteja nos cofres públicos desde o ano passado, os editais já tenham sido realizados, e os artistas feito a parte que lhes cabia (inclusive com entrega de toda a documentação necessária), ainda não houve convocação para assinar o termo, ne

 há previsão para o pagamento, enquanto nos municípios vizinhos todos os artistas já receberam seus pagamentos”.
Sobre isso, a Prefeitura enviou resposta à Folha: “a Secretaria de Cultura está publicando erratas, diariamente, sobre inconsistências encontradas nos editais”. Revelou ainda que estão realizando “um processo minucioso de verificação de todos os documentos para que o processo para pagamento seja realizado”, mas não deu data sobre quando o Termo de Compromisso será assinado, nem quando o pagamento será liberado. Informou apenas que será “em breve”.

Também foram feitas reclamações sobre demora no pagamento aos artistas que participaram das apresentações da Semana Teixeira e Sousa, aberta dia 18 de março deste ano. Segundo alguns participantes, até hoje o dinheiro não foi liberado. Sobre isso a Prefeitura também enviou resposta:  “o pagamento dos artistas contratados para a 33ª Semana Teixeira e Sousa tem o prazo de 60 dias para ser realizado”.

Artistas também denunciaram à Folha que até agora não houve divulgação nem lançamento do Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura, que estava programado para ser feito em março, durante a programação da Semana Teixeira e Sousa. A Prefeitura afirma que a minuta para a realização do Edital do “Prêmio Teixeira e Sousa” já foi preparada e está em análise dos órgãos internos pertinentes para a publicação. Mas não deu motivo para o atraso, nem previsão de data para o lançamento.

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama