De quinta (10) a sábado (12) o município de Iguaba Grande vai sediar a edição 2025 da FLIG, a feira literária municipal. Para este ano o tema da FLIG é “Lendo o Brasil – Um passaporte para a diversidade”, por isso a programação inclui a participação de grandes nomes de diversos segmentos como os cantores Delacruz, Thiago Martins e Marcelo Falcão; o ex-jogador de futebol Cafu (capitão da seleção brasileira na conquista do pentacampeonato mundial em 2002); as atrizes Zezé Motta e Aisha Jambo, e o poeta cordelista Bráulio Bessa, além dos personagens do Mundo Bita. A estrutura está montada na Praça da Estação, no Centro da cidade, e foi pensada para reunir um grande público apaixonado por todos os tipos de literatura.
A participação das escolas municipais da cidade está confirmada. Durante os três dias da FLIG elas apresentarão o resultado de seus projetos literários e interdisciplinares em stands criativos, enquanto os alunos vivenciam oficinas, apresentações teatrais, shows e rodas de conversa.
A programação também foi pensada para dar visibilidade aos escritores locais. Entre os que estarão expondo na FLIG está a jornalista Andréa Moraes (foto). Ela é autora de dois livros infantis. Em "Qualidades Adormecidas: ABC das Qualidades" (que está em sua segunda edição com dois volumes), Andréa busca despertar as qualidades e virtudes importantes para a convivência social, incentivando boas ações através de brincadeiras. Também busca incentivar a criatividade com páginas interativas. Já em "Aninha, Robertinho e as Pipocas", a autora trata da educação financeira com foco no empreendedorismo, por meio da história de dois amiguinhos que encontram nas pipocas uma forma criativa de resolver seus problemas.
– Para mim é um imenso prazer poder ter os meus livros aqui, sendo expostos na minha cidade. Dessa vez, além de estar com eles aqui, fisicamente, e estar com as pessoas, também vou poder vender pela Fliguinha, um cartão onde todos os alunos da rede municipal podem adquirir livros no valor de R$ 160. Então, para mim, está sendo mais uma vez um imenso prazer ter os meus livros aqui - contou à Folha.
Nesta quinta-feira (10) a programação começou cedo, às 8h com apresentação da Banda Marcial Master. Às 9h, no palco Aquarela do Brasil, teve Batalha de Rap com Emipê (que volta a acontecer às 15h). Também teve apresentação do projeto Mangueira do Amanhã (10h). De tarde vai ter Passinho Carioca (14h), e às 17h apresentação de Ventarolas (Maracatu) e Cia de Danças Populares Afro-Brasileiras da Aldeia (Siriá/Carimbó). No palco Brasil em Versos e Prosas vai ter palestra com Matheus Ortiz (16h) e Monique Evelle (18h). E no palco Meu Brasil Brasileiro (Maria Fumaça) tem show com Emipê (20h) e Delacruz (22h).
Na sexta-feira (11), a programação começa cedo no palco Aquarela do Brasil, com apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Alice Canellas da Silveira, às 8h. Em seguida, às 9h, tem apresentação Quilombola da Escola Lygia Sherman, e às 9h30 entram em cena os Tapetes Contadores de Histórias. À tarde, o Balé CEMO se apresenta às 13h, seguido por Sara do Vale às 14h. A partir das 15h, o palco recebe uma sequência de apresentações das creches e escolas municipais. No palco Brasil em Versos e Prosas, as atrações começam às 14h com palestras de Cafu e Mariah Morais, seguidas por Eduardo Bueno às 16h e Zezé Motta com Aisha Jambo às 18h. Já no palco Meu Brasil Brasileiro (Maria Fumaça), a diversão começa focada nas crianças com show da Trupe Trupé às 10h, e termina às 16h com o Mundo Bita. À noite quem sobe no palco é o grupo Pagode do Junior (20h) seguido de Thiago Martins (22h).
No sábado (12), a programação no palco Aquarela do Brasil começa às 8h30 com a Banda Marcial da Escola Municipal Nerea Esther Alcoforado Batista Natividade. Logo depois, às 9h, tem apresentação do grupo Vadeia Aldeia, com Jongo, Afoxé e Cacuriá. A partir das 9h30, uma série de apresentações escolares tomam conta do palco. Às 11h30, tem apresentação do Bailart. À tarde, o espaço recebe a peça Os Saltimbancos (13h), o espetáculo do Teatro Grande Abaugi (14h30) e a apresentação do grupo Iguadance, com dança inclusiva (15h30). No palco Brasil em Versos e Prosas, a tarde começa com palestra da Princesa Libras às 12h15, seguida por Joyce Mura às 16h e Bráulio Bessa às 18h. E no palco Meu Brasil Brasileiro (Maria Fumaça), tem Violúdico às 16h30, show da banda Los Maresias às 20h e encerramento com Marcelo Falcão às 22h.